AssineApoie

Devocionais2 Tessalonicenses

2 Tessalonicenses 2consolo diante do pânico do fim

Consolo em Tempos de Confusão: A Resposta Bíblica ao Pânico do Fim

Diego Gonçalves5 min de leitura950 palavras

Leitura automática pelo seu navegador; pode haver erros de pronúncia.

Áudio em preparo — assine para ser avisado

Neste texto

“Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos a vocês que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado. Não deixem que ninguém os engane de modo algum.”
— 2 Tessalonicenses 2.1-3

Nunca na história humana foi tão fácil se comunicar como nos dias de hoje. Qualquer pessoa com um celular na mão pode publicar suas opiniões, espalhar teses e alcançar milhares de ouvintes em questão de segundos. A ironia é que, quanto mais fácil ficou transmitir informação, mais fácil ficou se perder no meio do barulho. Em vez de termos uma sociedade esclarecida e em paz, vivemos afogados em desinformação, teorias conspiratórias e uma ansiedade crônica alimentada pelo pânico do que pode acontecer amanhã.

Se você acha que essa loucura é uma exclusividade do século 21, basta abrir o segundo capítulo da Segunda Carta aos Tessalonicenses. Há dois mil anos, o apóstolo Paulo precisou pegar a pena com urgência para acudir uma igreja jovem que estava à beira de um ataque de nervos. Haviam surgido boatos, supostas revelações proféticas e até cartas falsificadas em nome de Paulo afirmando que o retorno de Cristo já havia acontecido de forma secreta e que aqueles irmãos tinham ficado para trás. A comunidade estava paralisada pelo medo.

O problema de Tessalônica é um espelho desconfortável para a igreja de hoje: sempre que o assunto é o fim dos tempos, o que mais aparece é especulação e confusão.

O Fascínio pelas Trevas versus a Centralidade de Cristo

Paulo começa desmontando o boato com a sobriedade das Escrituras. Ele lembra aos irmãos que a volta de Jesus não será um acontecimento clandestino sobre o qual a gente precisa ficar adivinhando notícias na internet. A segunda vinda do Senhor será um evento cósmico, público e inconfundível, precedido por uma apostasia visível e pela manifestação daquele a quem o apóstolo chama de “o homem da iniquidade”, o anticristo.

É muito curioso observar como as pessoas reagem quando esse assunto entra em pauta. No meio cristão, não falta quem tenha um entusiasmo quase febril para falar sobre desgraças, colapsos econômicos, conspirações geopolíticas e a figura do anticristo. Há crentes que passam horas debatendo detalhes sobre bestas, microchips e cenários apocalípticos tenebrosos, mas não demonstram um pingo de entusiasmo para anunciar a beleza da graça de Deus ou socorrer o vizinho em necessidade.

Essa fixação no mal é um sintoma claro de miopia espiritual. No texto bíblico, o apóstolo Paulo nunca coloca o anticristo no centro do palco como um rival à altura de Deus. O anticristo é descrito apenas como uma caricatura grotesca e perversa da verdadeira santidade. E a forma como o texto bíblico descreve o destino final desse homem do pecado é quase desmoralizante para as forças do mal: o Senhor Jesus o destruirá não após uma batalha sangrenta e desgastante, mas com o simples assopro da sua boca, aniquilando o engano pelo esplendor da sua vinda.

Aquele mesmo sopro do Criador que deu fôlego de vida ao pó da terra no Gênesis é o fôlego soberano que põe fim a todo o império das trevas. Quem conhece o poder do Senhor não precisa viver refém do pavor das conspirações humanas.

A Vaidade dos Rótulos e a Falta de Fruto

Outra armadilha comum quando se estuda a escatologia é transformar as profecias numa gincana de quem tem o melhor esquema teológico. Pessoas rompem comunhão e brigam com rispidez para defender se são pré-milenistas, amilenistas, pós-milenistas, pré-tribulacionistas ou pós-tribulacionistas. Debates sobre o futuro são legítimos para o estudo sadio da teologia, só que nenhum gráfico escatológico tem valor se ele não produzir consolo no coração e amor prático na vida real.

Paulo encerra o capítulo apontando para o verdadeiro propósito da esperança cristã nos versículos 16 e 17: “E o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça, consolem os vossos corações e vos confirmem em toda boa obra e palavra”.

A maturidade cristã não se mede pela quantidade de teorias conspiratórias que você decifrou no noticiário, mas pela firmeza com que você permanece ancorado na graça em meio às tempestades da vida. A confusão e o alarde geram apenas paralisia e medo; o consolo de Deus produz fidelidade diária, integridade nas palavras e prontidão para servir ao próximo com as mãos estendidas.

A Cruz no Centro de Toda Crise

Não adianta posar de sábio e fingir que as crises deste mundo não nos afetam. Os dias são difíceis, as notícias assustam e a incerteza bate à porta de todos nós. Mas para quem está em Cristo, o futuro não é um poço escuro de desespero.

Se a sua alma se sente agitada diante das convulsões da história, olhe para a cruz do Calvário. Aos olhos humanos, a sexta-feira santa parecia o ápice do caos, da injustiça e do fracasso: o Filho de Deus despido, zombado pelas autoridades religiosas e pregado num madeiro como um criminoso comum. Parecia a derrota final do bem. Foi exatamente no meio daquela aparente tragédia, porém, que Deus desarmou os principados e potestades, pagou a nossa dívida e garantiu a vitória definitiva sobre o pecado e a morte.

Se o Senhor transformou a maior escuridão da história no monumento eterno da nossa redenção, Ele é perfeitamente capaz de cuidar da sua vida hoje. Fique firme na verdade que você aprendeu nas Escrituras, rejeite o pânico estéril dos profetas do caos e descanse o coração na certeza inabalável de que a história deste mundo caminha para a vitória consumada de Jesus.