AssineApoie

História

Hodge e Finney: o debate que chegou às igrejas do Brasil

De Princeton e Oberlin ao convite ao altar nas igrejas brasileiras

Diego Gonçalves17 min de leitura3.360 palavras

Leitura automática pelo seu navegador; pode haver erros de pronúncia.

Áudio em preparo — assine para ser avisado

Neste texto

Toda vez que um pastor ergue a mão no final do culto e diz “quem quer se entregar a Cristo, levante-se agora”, você está participando, sem saber, de um debate que começou há quase duzentos anos entre dois homens que nunca se encontraram pessoalmente. Um deles dizia que a salvação é obra soberana de Deus. O outro dizia que ela pode e deve ser provocada pelo pregador com os meios certos. Essa briga atravessou o Atlântico, moldou cada denominação evangélica do Brasil e provavelmente está acontecendo agora dentro da sua própria igreja. E talvez dentro de você.

Dois nomes, dois polos

Era o início do século XIX. Os Estados Unidos respiravam euforia, expansão territorial e uma inquietação espiritual que fazia multidões saírem de casa para ouvir pregadores ao ar livre. O país ainda processava os ecos do Primeiro Grande Despertar, o movimento liderado por Jonathan Edwards e George Whitefield décadas antes, e já vivia os tremores de um segundo abalo na fé evangélica americana.

Dois nomes se tornaram os polos opostos de uma tensão que até hoje marca o protestantismo evangélico. De um lado, Charles Hodge, professor em Princeton, guardião da ortodoxia calvinista clássica. Do outro, Charles Grandison Finney, pregador itinerante, advogado convertido, incendiário de multidões e depois professor em Oberlin. Os dois nunca travaram um debate presencial, mas trocaram golpes por décadas em livros, artigos e sermões. E o duelo não ficou nos Estados Unidos: atravessou o Atlântico e foi morar dentro das igrejas brasileiras.

Hodge, o professor de Princeton

Charles Hodge nasceu em 27 de dezembro de 1797, na Filadélfia. Estudou no Seminário Teológico de Princeton e ficou ali por mais de cinco décadas ensinando, sem se mover, sem se dispersar. Para ele, estabilidade doutrinária era uma forma de lealdade a Deus. A teologia não era improviso, mas uma ciência construída tijolo a tijolo sobre as Escrituras e sobre a Confissão de Fé de Westminster. Hodge chegou a dizer com orgulho que Princeton jamais tinha originado uma ideia nova, e para ele isso era elogio, porque fidelidade à ortodoxia histórica era a maior virtude teológica possível.

Sua obra mais importante foi a Teologia Sistemática, em três volumes, publicada entre 1871 e 1873, que se tornou a referência central do calvinismo americano. A revista teológica que ele fundou em 1825 foi por décadas seu principal instrumento de debate, e muitos dos artigos miravam o que acontecia no norte do estado de Nova York, onde um homem chamado Finney incendiava cidades inteiras.

Finney, o advogado que virou pregador

Charles Grandison Finney nasceu em 1792. Era advogado e nunca frequentou seminário, o que por si só escandalizava Princeton. Em 1821, converteu-se, e ele mesmo descreveu o episódio como uma visita do Espírito Santo tão intensa que, na manhã seguinte, abandonou seu primeiro cliente e declarou que dali em diante defenderia apenas a causa do Senhor Jesus. Começou pregando no interior de Nova York e, ao longo da vida, estima-se que tenha levado à conversão cerca de 500 mil pessoas. A cidade de Rochester foi tão transformada por sua pregação entre 1830 e 1831 que bares fecharam as portas por falta de clientes.

Esse número de 500 mil precisa de contexto. Jonathan Edwards liderou em Northampton, Massachusetts, um avivamento poderoso que sacudiu uma região inteira e deixou marcas teológicas que duram até hoje. George Whitefield pregou em campos abertos para multidões de dezenas de milhares, antes de microfones e de qualquer amplificação, e estima-se que tenha falado a mais de 10 milhões de pessoas ao longo da vida, numa época em que as colônias americanas não passavam de alguns milhões de habitantes. Hodge nunca foi evangelista. Seu palco era a sala de aula, onde formou mais de 3 mil alunos em 56 anos de magistério, e foram eles que espalharam sua teologia pelo mundo.

São formas diferentes de influência. Edwards e Whitefield sacudiam multidões, Hodge moldava gerações de pastores, e Finney fazia as duas coisas, pregando para multidões e ensinando na universidade. Mesmo que não seja possível verificar cada uma das conversões, o número revela o alcance de um método que ele acreditava poder ser repetido por qualquer pregador disposto a usá-lo corretamente.

As novas medidas

O que Finney fazia era simples e revolucionário ao mesmo tempo. Ele via a conversão não como um ato soberano e misterioso de Deus, aguardado passivamente pelo pecador, mas como uma decisão humana que podia e devia ser estimulada por meios corretos.

E tinha uma imagem para isso, que cortava fundo nos calvinistas. Finney comparava os cristãos que esperavam passivamente por um avivamento a agricultores que se recusassem a plantar porque Deus é soberano e daria a colheita quando quisesse. Nas Palestras sobre Avivamentos de Religião, de 1835, escreveu:

Suponha que um homem fosse pregar essa doutrina entre agricultores. Eles morreriam de fome. Exatamente isso acontece quando a igreja é persuadida de que não há conexão natural entre os meios e o resultado. Geração após geração desceu ao inferno enquanto a igreja sonhava, esperando que Deus os salvasse sem o uso de meios.

Essa metáfora do agricultor foi a espada que Finney cravou no calvinismo passivo, e ela nunca saiu.

Ele organizou um conjunto de práticas que ficou conhecido como as “novas medidas”. Elas produziram resultados impressionantes em conversões e, ao mesmo tempo, reações furiosas entre os teólogos tradicionais. A mais famosa era o banco dos ansiosos, um banco especial na frente do salão onde os que sentiam urgência espiritual eram convidados a se sentar para receber atenção pastoral imediata. O teólogo John Williamson Nevin, no panfleto O Banco dos Ansiosos, de 1843, apontou o problema: a prática substituía a ação soberana do Espírito por uma pressão técnica do pregador sobre a emoção do ouvinte. Esse banco é o antepassado direto do convite ao altar, praticado hoje em praticamente toda a igreja evangélica e pentecostal do mundo.

Finney também introduziu reuniões prolongadas, que duravam dias seguidos, e a oração em voz alta por pessoas pelo nome. Eram práticas simples, mas mudaram a atmosfera do culto e redefiniram o papel do pregador, que deixou de ser apenas um expositor da Palavra e passou a ser um produtor de decisões.

Não era só método, era teologia

Finney afirmava que a incredulidade era um “não quero”, e não um “não posso”. Com isso, rejeitava a doutrina calvinista da incapacidade total do pecador. Para o calvinismo clássico, o ser humano está tão corrompido pelo pecado que não consegue se mover em direção a Deus sem uma ação soberana e prévia da graça. Para Finney, essa doutrina era uma desculpa que produzia cristãos espiritualmente preguiçosos.

Quando Finney publicou sua Teologia Sistemática, em 1846, Hodge respondeu em abril de 1847 na Princeton Review, com um golpe cirúrgico. Reconheceu que o sistema de Finney era internamente coerente, brilhante até. Escreveu que era como uma longa escadaria em espiral que leva ao topo de uma torre alta, sem um único patamar do início ao fim: uma vez que você começa a subir, é obrigado a continuar, sentença por sentença. Mas Hodge cravou: se você concede os princípios de Finney, já concedeu as conclusões. E os princípios que Finney adota como axiomas são justamente os pontos mais disputados do debate.

Finney dizia que Deus só pode cobrar do homem aquilo que o homem é capaz de fazer. Para ele, isso não negava a graça, apenas afirmava que Deus é justo e não exige o impossível. O Espírito Santo estava presente e ativo no processo, mas trabalhava através da vontade humana, e não apesar dela. Para Hodge, esse raciocínio destruía séculos de teologia sobre a queda, a corrupção da vontade e a necessidade da graça regeneradora. Se o homem sempre pode obedecer quando quer, a graça de Deus vira apenas um convite, e não uma obra transformadora, e a regeneração sobrenatural se torna desnecessária. Os dois leram as mesmas Escrituras, chegaram a conclusões opostas, e cada um acreditava ter a Bíblia do seu lado.

Para Hodge, Finney não era apenas um arminiano. Era um sistema tão racionalizado, tão dependente da vontade humana, que poderia funcionar sem graça sobrenatural alguma. Essa era a avaliação de Hodge. Finney discordaria com igual firmeza: para ele, sua pregação dependia completamente do Espírito Santo, e as conversões que via eram provas vivas disso. O que os dois tinham em comum era a convicção de que o outro estava errado. O que os separava era uma compreensão radicalmente diferente do que significa ser humano diante de Deus.

Finney, Armínio e Wesley não são a mesma coisa

Aqui cabe um parêntese que muita gente nunca para para fazer, porque colocar arminianismo, wesleyanismo e fineísmo no mesmo saco é um dos erros mais comuns no evangelicalismo brasileiro.

O arminianismo clássico, formulado por Jacó Armínio no início do século XVII, nunca negou a depravação total do ser humano. O que Armínio ensinou foi a graça preveniente: Deus age antes e sempre, restaurando na vontade corrompida do pecador a capacidade de responder ao evangelho. O movimento parte de Deus, o ser humano responde, mas só porque a graça já estava operando. É teocêntrico do começo ao fim.

João Wesley seguiu no mesmo caminho e foi mais longe. Bebeu de Armínio, aprofundou a graça preveniente e desenvolveu a doutrina da santificação inteira, mas como obra de graça, e não como conquista moral do crente. O segundo ato de graça, que purifica o coração da inclinação ao pecado, é dom divino, e não resultado de técnica espiritual. Para Wesley, o pregador é instrumento por meio do qual a graça que já está operando alcança a pessoa. Não é um engenheiro de decisões.

O sistema de Finney é estruturalmente diferente dos dois. Ele rejeitou o pecado original como natureza herdada. Para ele, pecado é apenas ato voluntário de transgressão de lei conhecida. Sem natureza corrompida a ser regenerada, não haveria necessidade de graça preveniente restaurando uma capacidade que nunca teria sido perdida. A regeneração, em Finney, não é implantação sobrenatural de vida nova pelo Espírito, mas mudança de propósito moral. E a expiação não é penal e substitutiva, e sim governamental: Cristo morreu para demonstrar que Deus pode perdoar sem comprometer a ordem moral do universo.

Hodge discordava do arminianismo clássico, mas o reconhecia como um desvio dentro do cristianismo evangélico. Com Finney, o diagnóstico era outro: um sistema que funcionava sem graça sobrenatural, sem natureza regenerada, sem substituição expiatória. Por isso Hodge não o classificou como arminiano demais, e sim como arquiteto de uma religião diferente. Finney, claro, recusaria esse rótulo com toda a energia que tinha. Para ele, estava apenas sendo fiel ao que as Escrituras ensinavam sobre a responsabilidade humana diante de Deus.

Oberlin e o perfeccionismo

Finney foi para Oberlin, em Ohio, em 1835, depois de deixar o presbiterianismo. Ali se tornou professor e depois reitor, e fez do Oberlin College o centro intelectual do revivalismo americano. Em Oberlin desenvolveu algo que perturbou até os simpatizantes: a doutrina do perfeccionismo cristão.

Para entender como ele chegou lá, é preciso conhecer o problema que o inquietava. Finney tinha observado, nos próprios avivamentos, um padrão preocupante: multidões se convertiam com emoção intensa e, meses depois, voltavam aos mesmos pecados. Ele se perguntou em voz alta: se a conversão é genuína, por que o convertido recai? A resposta que encontrou foi que a conversão precisava ir mais fundo. Precisava alcançar não só a decisão intelectual, mas a santificação progressiva e completa da vontade.

Influenciado pela leitura de João Wesley, Finney passou a ensinar que o crente podia alcançar, nesta vida, uma condição de vitória consistente sobre o pecado, a chamada santidade inteira. O próprio Wesley nunca teria reconhecido no perfeccionismo de Oberlin exatamente a doutrina que ensinava. As diferenças são significativas e merecem um texto à parte. Mas a influência era real.

Isso não era calvinismo e não era sequer arminianismo clássico. Para Hodge, era a consequência lógica do sistema de Finney: se o homem sempre teve capacidade de obedecer, também tem capacidade de não pecar. O perfeccionismo não seria um acidente de percurso, e sim o destino natural da estrada escolhida desde o começo. Finney via a coisa de outro jeito. Para ele, o perfeccionismo não era o triunfo da vontade humana, mas a obra mais profunda do Espírito Santo na vida do crente. Não era orgulho, era uma rendição mais completa. Dois homens olhando para a mesma doutrina e enxergando coisas opostas.

A tensão teológica transbordou para as instituições. Em 1837, o presbiterianismo americano se partiu. A Escola Velha, liderada por Hodge, negociou uma separação e expulsou unilateralmente as igrejas da Escola Nova, declarando-se a única herdeira legítima do presbiterianismo confessional. A Escola Nova era mais simpática ao arminianismo, ao estilo de Finney e a causas sociais como o abolicionismo. A Escola Velha defendia a soberania de Deus, a Confissão de Westminster e a separação entre teologia e ativismo político. A divisão durou mais de vinte anos, e as feridas que abriu nunca cicatrizaram por completo, nem na América nem no Brasil.

Princeton chega ao Brasil

O protestantismo já tinha tocado o solo brasileiro três séculos antes. Os huguenotes de João Calvino chegaram à Baía de Guanabara em 1557, celebraram o primeiro culto protestante das Américas e foram expulsos antes de criar qualquer raiz duradoura. Quando o protestantismo voltou ao Brasil para ficar, quem chegou primeiro não foi Finney. Foi Princeton.

O primeiro missionário presbiteriano a desembarcar no Brasil foi Ashbel Green Simonton, em 12 de agosto de 1859, no Rio de Janeiro. Tinha 26 anos e não veio por acaso: sua vocação missionária foi despertada por um sermão pregado por Charles Hodge na capela do Seminário de Princeton. O mesmo Hodge que passou décadas combatendo o revivalismo fineísta foi o instrumento que apontou a Simonton o caminho para o Brasil.

Esse detalhe é mais que curiosidade biográfica. É uma conexão estrutural. A teologia que chegou ao Brasil veio embalada em Princeton: as confissões de fé, a estrutura presbiterial, a ênfase na soberania de Deus, o treinamento ministerial rigoroso. Tudo carregava a marca intelectual de Hodge. A primeira congregação presbiteriana foi organizada formalmente em janeiro de 1862, no Rio de Janeiro. Em 1888, quando o primeiro Sínodo foi formado, a Igreja Presbiteriana do Brasil se tornava independente da tutela missionária americana, edificada sobre as bases confessionais de Westminster, o símbolo de fé que Hodge defendeu a vida inteira.

Finney chega sem passaporte

Princeton chegou primeiro, mas Finney não demorou. Só que ele não veio com nome no passaporte, e sim com a metodologia.

Aqui é preciso fazer uma distinção que o evangelicalismo brasileiro raramente faz. O metodismo é wesleyano-arminiano na estrutura teológica, o que quer dizer que está doutrinariamente mais perto de Armínio e Wesley do que de Finney. A graça preveniente, a santificação como obra divina, a ênfase no Espírito como agente da transformação: tudo isso é genuinamente wesleyano e genuinamente diferente do voluntarismo de Oberlin.

O problema é que a prática evangelística do metodismo americano do século XIX já tinha absorvido o estilo de Finney: o convite ao altar, as reuniões de decisão, a medição de resultados por conversões contabilizadas. Essas práticas viajaram para o Brasil junto com a teologia, mas as duas coisas não são a mesma. O DNA wesleyano diz que Deus santifica pela graça. A metodologia herdada de Finney diz que o pregador produz a conversão pelos meios certos. As duas lógicas convivem em tensão dentro do metodismo brasileiro até hoje, e as denominações que as carregam raramente percebem a diferença.

As missões metodistas e batistas trouxeram no seu DNA práticas que Finney havia sistematizado, junto com a cultura do convite ao altar, o culto de decisão e o pressuposto de que o avivamento se produz com os meios certos. O convite ao altar, presente hoje em praticamente toda a igreja evangélica brasileira, de qualquer denominação, é herança direta das novas medidas. A cultura das grandes campanhas evangelísticas, a ênfase na decisão individual, o estilo emocional de pregação e a medição do sucesso ministerial pela quantidade de conversões num culto têm em Finney o seu grande arquiteto.

O que aconteceu no Brasil foi uma tensão que nunca se resolveu. As estruturas institucionais das denominações mais antigas foram edificadas sobre bases princetonianas, mas a prática devocional cotidiana das congregações foi sendo moldada, aos poucos, pelo espírito fineísta. As igrejas presbiterianas, batistas e metodistas do final do século XIX viveram essa tensão sem conseguir nomeá-la.

Um rosto brasileiro: Eduardo Carlos Pereira

Essa tensão teve um rosto brasileiro: Eduardo Carlos Pereira. Pastor presbiteriano, teólogo rigoroso, defensor intransigente da ortodoxia confessional, foi a figura central da ruptura de 1903, que deu origem à Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Suas motivações eram várias, eclesiásticas, nacionalistas e missionárias, mas em tudo o que escreveu pulsava a mesma convicção herdada de Princeton: a igreja devia ser governada por princípios doutrinários sólidos, e não por impulsos do momento. Nos anos seguintes, ele se opôs com veemência à chegada do pentecostalismo, vendo nele o que Hodge via no fineísmo: a emoção no trono que pertencia à doutrina. Sem nunca citar Finney pelo nome, travava o mesmo combate. O duelo entre Princeton e Oberlin tinha encontrado o seu palco brasileiro.

Em 1910, o italiano Luigi Francescon chegou a São Paulo e fundou o que viria a ser a Congregação Cristã no Brasil. Em 1911, os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren desembarcaram em Belém do Pará e plantaram as raízes das Assembleias de Deus.

Digo isso como genealogia, e não como acusação. Os pentecostais pioneiros jamais leram Finney e protestariam com vigor se alguém sugerisse que a teologia deles vinha dele. Mas as estruturas de pensamento sobre experiência, Espírito e meios corretos eram muito parecidas em essência. As duas correntes pioneiras do pentecostalismo brasileiro foram a radicalização máxima do impulso fineísta: ênfase na experiência imediata, no dom do Espírito como evidência da salvação, no culto participativo e emocional. Só que agora os meios incluíam o dom de línguas, a cura divina e a manifestação plena dos dons espirituais. A lógica era a mesma: o Espírito age quando os meios são usados corretamente.

Duas visões que seguem vivas

Dois homens, duas visões de Deus, do ser humano e de como a salvação acontece. Hodge dizia: Deus é soberano, a graça é irresistível, e a teologia é uma ciência que exige rigor e humildade intelectual. Finney dizia: Deus deu ao homem vontade livre, o Espírito age quando os meios são usados corretamente, e o pregador é um instrumento que pode e deve pressionar a decisão.

Nenhuma das duas posições desapareceu. Elas seguem vivas, em tensão permanente, dentro de cada denominação evangélica e pentecostal do Brasil. Toda semana, em cada culto, quando um pastor convida ao altar no fim da pregação, há ali um eco de Finney. Quando uma reunião de diáconos debate se um avivamento deve ser planejado ou aguardado, o pensamento de Hodge está na sala.

O embate entre Princeton e Oberlin não ficou em solo americano. Cruzou o Atlântico, desembarcou no Rio de Janeiro com Simonton, subiu o Vale do Paraíba, chegou a Recife e ao interior do Nordeste, entrou pela porta dos fundos das missões batistas e metodistas e explodiu nos salões pentecostais de Belém do Pará e de São Paulo. E toda vez que você se senta num banco de igreja evangélica brasileira e o pastor diz “quem quer se entregar a Cristo, levante-se agora”, está participando de um debate que começou nos anos 1830 entre dois homens que nunca se encontraram pessoalmente.

A pergunta que esse debate nunca respondeu em definitivo continua viva. Ela aparece quando a sua igreja decide se vai planejar uma semana evangelística ou apenas orar e esperar. Aparece quando você se pergunta se a sua conversão foi algo que Deus realizou em você ou algo que você decidiu na hora certa, com a ajuda certa, no momento certo. Hodge e Finney estão esperando a sua resposta. Talvez a resposta mais honesta seja reconhecer que essa tensão não precisa ser resolvida com a vitória de um lado sobre o outro, e que ela mesma talvez ajude a manter a fé viva, atenta e em movimento. A soberania de Deus e a responsabilidade humana sempre estiveram juntas no texto bíblico, e os grandes pensadores de todas as tradições cristãs sabem disso. O que muda é a ênfase, e a ênfase revela muito sobre quem somos.