AssineApoie
MembrosOs fascículos de cada episódio do canal Crer Para Compreender

TeologiaReforma Protestante121 de 128

Luteranos e metodistas: o que fazer com as boas obras?

Diego Gonçalves5 min de leitura1.020 palavras

Leitura automática pelo seu navegador; pode haver erros de pronúncia.

Áudio em preparo — assine para ser avisado

Neste texto

Quando o assunto é a salvação da alma, todo cristão protestante tem a resposta na ponta da língua: “Somos salvos somente pela graça, mediante a fé em Cristo Jesus”. Essa frase é o alicerce comum de todas as igrejas nascidas da Reforma, e o apóstolo Paulo a resumiu aos efésios: “pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Efésios 2:8, Bíblia Livre).

Só que basta dar o passo seguinte e perguntar: “E as boas obras entram onde nessa história?”, para ver luteranos e metodistas puxarem cadeiras para uma conversa longa e rica.

Retrato de Martinho Lutero, de perfil três quartos, com barrete escuro e manto de pele, pintado por Lucas Cranach, o Velho
Lucas Cranach, o Velho, Retrato de Martinho Lutero, 1528 (detalhe). Veste Coburg, Alemanha. Domínio público, via Wikimedia Commons.

Martinho Lutero, no século XVI, tinha pavor de que a igreja voltasse a pôr as obras humanas como moeda de troca para comprar o favor de Deus. John Wesley, no século XVIII, tinha pavor do oposto: de que os crentes usassem a conversa bonita da graça como desculpa para cruzar os braços e viver uma vida frouxa, sem compromisso com o próximo.

Entender a diferença entre essas duas preocupações nos ajuda a encontrar o equilíbrio bíblico entre o descanso da justificação e a urgência do amor prático.

A obsessão de Lutero: a paz do pecador no tribunal de Deus

Para entender o luteranismo, precisamos lembrar o tormento que o monge Martinho Lutero viveu no claustro. Conta-se que ele jejuava, passava noites sem dormir no chão frio e confessava pecados por horas seguidas, mas continuava com a consciência apavorada diante da santidade de Deus: “Como posso saber se as minhas boas obras foram suficientes para agradar ao Juiz?”.

A libertação de Lutero veio quando ele redescobriu a carta aos Romanos. Percebeu que a justiça de Deus não é uma nota de avaliação conquistada por esforço próprio, mas um presente gratuito que Cristo nos dá (Romanos 3:21-28). A justificação é forense, isto é, uma declaração de tribunal: o culpado é declarado justo porque a justiça perfeita de Jesus é colocada na conta dele.

A partir dessa descoberta, Lutero formulou duas marcas fundamentais:

  1. Simul iustus et peccator (ao mesmo tempo justo e pecador): o cristão é plenamente justificado por Deus e ainda pecador em sua natureza humana. A nossa segurança repousa inteiramente nos méritos de Cristo, e não no termômetro do nosso desempenho diário.
  2. Lei e Evangelho: a Lei serve como um espelho que expõe a nossa sujeira, silencia o nosso orgulho e nos empurra para a cruz. O Evangelho é o anúncio do perdão imerecido que cura a nossa alma.

E as boas obras? Para os luteranos, as obras são o fruto natural e espontâneo de uma árvore boa (Mateus 7:17). A macieira não faz força para dar maçãs; ela dá maçãs porque é uma macieira viva. Em Da liberdade do cristão (1520), Lutero ensina que as boas obras não fazem o homem bom, mas o homem bom faz boas obras. Costuma-se atribuir a ele a ideia de que Deus não precisa das nossas boas obras, mas o nosso vizinho precisa. Fazemos o bem não para convencer Deus a nos levar para o céu, mas para servir ao próximo por gratidão.

A obsessão de Wesley: a fé que arregaça as mangas

Dois séculos depois, na Inglaterra, John Wesley olhou para o ambiente religioso da sua época e sentiu um calafrio diferente. O perigo ali já não era o legalismo medieval de comprar indulgências, e sim a preguiça espiritual disfarçada de ortodoxia.

Havia muita gente que assinava embaixo de todos os artigos da justificação pela fé, mas passava a semana explorando trabalhadores, ignorando os órfãos nos cortiços e vivendo na bebedeira. A justificativa era cínica: “Afinal, somos salvos pela graça e não por obras, não é mesmo?”.

Wesley declarou guerra a esse comodismo, chamado de antinomismo (a aversão à lei moral de Deus). Ele falava da vida cristã como uma casa: o arrependimento é a varanda, a fé é a porta e a santidade é a própria casa.

Wesley insistia com o apóstolo Tiago: “a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma” (Tiago 2:17). Por isso, os metodistas criaram uma disciplina baseada em dois pilares:

  • Obras de piedade: práticas que alimentam a comunhão com Deus, como a oração regular, a leitura da Bíblia, o jejum e a participação frequente na Ceia do Senhor, os chamados meios de graça.
  • Obras de misericórdia: ações concretas de amor ao próximo, como alimentar o faminto, visitar os presos, socorrer os doentes e lutar contra as injustiças da sociedade.

Para Wesley, a graça de Deus não apenas perdoa a culpa passada; ela tem poder real para purificar o coração e nos capacitar a amar de verdade nesta vida.

Onde os dois caminhos se encontram

Quando colocamos Lutero e Wesley lado a lado, percebemos que nenhum dos dois estava errado. Eles combatiam doenças espirituais diferentes, em épocas diferentes, e ambos ensinavam que a salvação é obra de Deus do começo ao fim, e que as boas obras são o fruto dela.

Lutero nos protege da soberba religiosa e do desespero. Ele nos lembra que, nos nossos piores dias, quando falhamos e nos sentimos a pior das criaturas, a nossa salvação continua firme porque depende da cruz de Jesus, e não das nossas mãos manchadas.

Wesley nos protege da hipocrisia e do cristianismo de poltrona. Ele nos sacode pelo ombro e lembra que um coração resgatado pela graça não consegue olhar para a dor do mundo com frieza e indiferença.

A vida com Deus precisa dessas duas ênfases: a paz de saber que fomos aceitos de graça pelo Pai sem merecer coisa alguma, e a coragem diária de levantar da cama e gastar a vida servindo ao próximo com as mãos cheias de amor.

140pal/min