AssineApoie
MembrosOs fascículos de cada episódio do canal Crer Para Compreender

História

Hodge vs. Finney e a briga das escolas presbiterianas

Princeton e Oberlin: o duelo entre Charles Hodge e Charles Finney e sua herança nas igrejas evangélicas do Brasil

Diego Gonçalvesatualizado 16 min de leitura3.218 palavras

Leitura automática pelo seu navegador; pode haver erros de pronúncia.

Áudio em preparo — assine para ser avisado

Neste texto

Miniatura do vídeo: Hodge Vs Finney e a Briga das Escolas PresbiterianasAssistir no YouTube

Toda vez que um pastor ergue a mão no final do culto e diz “quem quer se entregar a Cristo, levante-se agora”, você está participando, sem saber, de um debate que começou há quase duzentos anos entre dois homens que nunca se encontraram pessoalmente. Um deles dizia que a salvação é obra soberana de Deus. O outro dizia que ela pode e deve ser provocada pelo pregador, com os meios corretos. Essa briga atravessou o Atlântico, moldou cada denominação evangélica do Brasil e provavelmente está acontecendo agora dentro da sua própria igreja. E talvez dentro de você.

Era o início do século XIX. Os Estados Unidos respiravam um ar de euforia, expansão territorial e uma inquietação espiritual que fazia multidões saírem de casa para ouvir pregadores ao ar livre. O país ainda processava os ecos do Primeiro Grande Despertar, aquele movimento liderado por Jonathan Edwards e também por George Whitefield, décadas antes, e já vivia os tremores de um segundo abalo sísmico da fé evangélica americana.

Nesse contexto, dois nomes se tornaram polos opostos de uma tensão que até hoje define o protestantismo evangélico mundial. De um lado, Charles Hodge, professor em Princeton, guardião da ortodoxia calvinista clássica. Do outro, Charles Grandison Finney, pregador itinerante, advogado convertido, incendiário de multidões e, depois, professor em Oberlin. Esses dois homens nunca travaram um debate presencial, mas trocaram golpes por décadas, através de livros, artigos e sermões. E esse duelo não ficou confinado aos Estados Unidos: atravessou o Atlântico e veio morar dentro das igrejas brasileiras.

Hodge e a ortodoxia de Princeton

Charles Hodge nasceu em 27 de dezembro de 1797, na Filadélfia. Estudou no Seminário Teológico de Princeton e ali passou mais de cinco décadas ensinando, sem se mover, sem se dispersar. Para ele, a estabilidade doutrinária era uma forma de lealdade a Deus. Para Hodge, a teologia não era improvisação: era uma ciência dedutiva, construída tijolo a tijolo sobre as Escrituras e sobre a Confissão de Fé de Westminster. Ele chegou a dizer, com orgulho, que Princeton jamais havia originado uma ideia nova, porque a fidelidade à ortodoxia histórica era a maior virtude teológica possível.

Sua obra magna, a Teologia sistemática, em três volumes, publicada entre 1871 e 1873, tornou-se referência central do calvinismo americano. A revista teológica que ele fundou em 1825 foi, por décadas, o seu principal instrumento de combate, e muitos dos seus artigos miravam diretamente o que estava acontecendo no norte do estado de Nova York, onde um homem chamado Finney incendiava cidades inteiras.

Finney e as novas medidas

Charles Grandison Finney nasceu em 1792. Era advogado e nunca frequentou seminário algum, o que, por si só, escandalizava Princeton. Sua conversão, em 1821, foi descrita por ele mesmo como uma visita do Espírito Santo de tal intensidade que, na manhã seguinte, ele abandonou o seu primeiro cliente e declarou que agora defenderia apenas a causa do Senhor Jesus. Finney começou pregando no interior do estado de Nova York. Estima-se que ele tenha sido responsável pela conversão de cerca de quinhentas mil pessoas durante a vida. A cidade de Rochester, em Nova York, foi tão transformada por sua pregação que estabelecimentos de bebidas fecharam as portas por falta de clientes.

O que ele fazia era, ao mesmo tempo, simples e revolucionário. Via a conversão não como um ato soberano e misterioso de Deus, aguardado passivamente pelo pecador, mas como uma decisão humana que podia e devia ser estimulada por meios corretos. Tinha uma imagem para isso, uma imagem que cortava fundo nos calvinistas. Finney comparava os cristãos que esperavam passivamente por um avivamento a agricultores que se recusassem a plantar porque Deus é soberano e daria a colheita quando quisesse. Nas Palestras sobre avivamentos de religião (1835), ele argumenta que uma igreja persuadida de que não há conexão entre os meios e o resultado acabaria como esses agricultores: geração após geração iria para o inferno enquanto a igreja esperava que Deus salvasse sem o uso de meios. Era uma imagem dura, e os calvinistas a rejeitavam como caricatura: para eles, a soberania de Deus incluía os meios, como a pregação e a oração. Mas a metáfora do agricultor foi a espada que Finney cravou no coração do que chamava de calvinismo passivo, e ela nunca saiu dali.

Finney sistematizou um conjunto de práticas que ficaram conhecidas como as “novas medidas”, que produziram resultados espetaculares em termos de conversões, além de reações furiosas entre os teólogos tradicionais. A mais famosa delas era o banco dos ansiosos: um banco especial, posicionado na frente do salão de pregação, onde aqueles que sentiam urgência espiritual eram convidados a sentar-se para receber atenção pastoral imediata. O teólogo John Williamson Nevin, em seu panfleto O banco dos ansiosos, de 1843, foi preciso ao apontar o problema: a prática substituía a ação soberana do Espírito por uma pressão técnica, exercida pelo pregador sobre a emoção do ouvinte. Esse banco é o antepassado direto do convite ao altar, praticado hoje em praticamente todas as igrejas evangélicas e pentecostais do mundo.

Finney também introduziu reuniões prolongadas, que duravam dias seguidos, e a oração em voz alta por indivíduos, pelo nome. Eram práticas muito simples, mas que transformavam completamente a atmosfera do culto e redefiniam o papel do pregador, que passava de expositor da Palavra a produtor de decisões.

Hodge responde a Finney

Mas a grande questão não era apenas o método. Era teologia. Finney afirmava que a incredulidade era um “não quero” e não um “não posso”. Ao fazer isso, rejeitava diretamente a doutrina calvinista da incapacidade total do pecador. Para o calvinismo clássico, o ser humano está tão corrompido pelo pecado que é incapaz de se mover em direção a Deus sem uma ação soberana e prévia da graça divina. Para Finney, essa doutrina era uma desculpa que produzia espiritualmente preguiçosos.

Quando Finney publicou a sua Teologia sistemática, em 1846, Hodge respondeu em abril de 1847, na Princeton Review, e escolheu um golpe cirúrgico. Reconheceu que o sistema de Finney era internamente coerente, brilhante até. Comparou-o a uma longa escadaria em espiral que leva ao topo de uma torre alta, sem um patamar sequer do início ao fim: uma vez que você começa a subir, é obrigado a continuar, sentença por sentença, ao longo de toda a concatenação. Mas então Hodge cravou: se você concede os princípios de Finney, já concedeu as conclusões, e os princípios que Finney adota como axiomas são exatamente os pontos mais disputados do debate.

Em outras palavras, Finney dizia que Deus só pode cobrar do homem aquilo que o homem é capaz de fazer. Parecia muito razoável, mas, para Hodge, isso destruía séculos inteiros de teologia sobre a queda humana, a corrupção da vontade e a necessidade da graça regeneradora. O nó central era este: se o homem sempre pode obedecer quando quer, a graça eficaz de Deus se torna um mero convite e não uma obra, e a regeneração sobrenatural se torna desnecessária. Hodge via em Finney não apenas um arminiano. Via outra religião, racional e moral, capaz de ser adotada por quem nunca tivesse lido a Bíblia.

E aqui é preciso abrir um parêntese que muita gente nunca para para fazer, porque há um erro, muito comum no evangelicalismo brasileiro, de colocar o arminianismo, o wesleyanismo e o finneyismo no mesmo saco. O arminianismo clássico, formulado por Jacó Armínio no início do século XVII, nunca negou a depravação total do ser humano. O que Armínio ensinou foi a doutrina da graça preveniente: Deus age antes, e sempre, restaurando na vontade corrompida do pecador a capacidade de responder ao evangelho. O movimento parte de Deus, sempre. O ser humano responde, mas responde apenas porque a graça já estava operando antes. É um sistema teocêntrico do começo ao fim.

John Wesley foi mais longe no mesmo caminho. Bebeu de Armínio, aprofundou a graça preveniente e desenvolveu a doutrina da santificação inteira, mas fez isso como obra de graça, não como conquista moral do crente. A inteira santificação, que purifica o coração da inclinação ao pecado, é, na visão de Wesley, um dom divino e não o resultado de alguma técnica espiritual. Para Wesley, o pregador é o instrumento por meio do qual a graça, que já estava operando antes, chega até a pessoa. Não é um engenheiro de decisões.

O sistema de Finney é estruturalmente diferente dos dois. Ele rejeitou o pecado original como natureza herdada. Para ele, o pecado é apenas o ato voluntário de transgressão de uma lei conhecida. Ou seja: não existe natureza corrompida a ser regenerada e, portanto, não há necessidade de uma graça preveniente que restaure a capacidade, porque essa capacidade nunca foi perdida. A regeneração, em Finney, não é a implantação sobrenatural de vida nova pelo Espírito, e sim uma mudança de propósito moral. E a expiação não é penal substitutiva, é governamental: Cristo morreu para demonstrar que Deus pode perdoar sem comprometer a ordem moral do universo.

Hodge certamente discordava do arminianismo clássico, mas o reconhecia como uma bifurcação dentro do cristianismo evangélico. Com Finney, o diagnóstico era totalmente outro: um sistema que funcionava sem graça sobrenatural, sem natureza regenerada, sem substituição expiatória. Por isso Hodge não disse que Finney era arminiano demais. Disse que Finney havia construído uma religião diferente.

Oberlin e a divisão presbiteriana

Finney foi para Oberlin, no estado de Ohio, em 1835, após deixar o presbiterianismo. Ali se tornou professor e, depois, reitor, transformando o Oberlin College no centro intelectual do revivalismo americano. Em Oberlin, desenvolveu algo que perturbou até os seus simpatizantes: a doutrina do perfeccionismo cristão. Para entender por que ele chegou lá, é preciso conhecer o problema que o perturbava. Finney havia observado, em seus próprios avivamentos, um padrão inquietante: multidões se convertiam com muita emoção, uma emoção intensa, e meses depois voltavam exatamente aos mesmos pecados. Ele se perguntou em voz alta se a conversão era genuína, já que o convertido recaía.

A resposta que encontrou foi que a conversão precisava ir mais fundo: precisava alcançar não apenas a decisão intelectual, mas a santificação progressiva e completa da vontade. Influenciado pela leitura de John Wesley, passou a ensinar que o crente podia atingir, nesta vida, uma condição de vitória consistente sobre o pecado, a santidade inteira. Vale dizer que o próprio Wesley nunca teria reconhecido, no perfeccionismo de Oberlin, exatamente a mesma doutrina que ele ensinava. As diferenças são significativas e merecem um estudo à parte, mas a influência é real. Isso não era calvinismo, não era sequer arminianismo clássico. Para Hodge, era a consequência lógica e inevitável do sistema finneyista: se o homem sempre teve a capacidade de obedecer, também tem a capacidade de não pecar. O perfeccionismo não era um acidente de percurso. Era o destino natural da estrada que Finney havia escolhido desde o começo.

A tensão teológica transbordou para as estruturas institucionais. Em 1837, o presbiterianismo americano se partiu. A Escola Velha, da qual Hodge era uma das vozes mais influentes, promoveu uma separação e expulsou unilateralmente as igrejas da Escola Nova, declarando-se a única herdeira legítima do presbiterianismo confessional. A Escola Nova era mais simpática ao estilo de Finney e às causas sociais, como o abolicionismo. A Escola Velha defendia a soberania de Deus, a Confissão de Westminster e a separação entre teologia e ativismo político. A divisão durou mais de trinta anos, e as feridas que ela abriu nunca cicatrizaram completamente, nem na América nem no Brasil.

A chegada ao Brasil

O protestantismo já havia tocado o solo brasileiro três séculos antes. Os huguenotes de João Calvino chegaram à Baía de Guanabara em 1557 e celebraram o primeiro culto protestante das Américas, mas foram expulsos antes de plantar qualquer raiz duradoura. Quando o protestantismo voltou ao Brasil com intenção de ficar, três séculos depois, quem chegou primeiro não foi Finney. Foi Princeton.

O primeiro missionário presbiteriano a desembarcar em solo brasileiro foi Ashbell Green Simonton, em 12 de agosto de 1859, no Rio de Janeiro. Simonton tinha 26 anos e não chegou ao Brasil por acaso: sua vocação missionária foi despertada por um sermão pregado por Charles Hodge na capela do Seminário de Princeton. O mesmo Hodge que passou décadas combatendo o revivalismo finneyista foi o instrumento que colocou nos pés de Simonton o caminho para o Brasil.

Esse detalhe não é apenas uma curiosidade biográfica. É uma conexão estrutural. A teologia que chegou ao Brasil veio embalada em Princeton: as confissões de fé, a estrutura presbiterial, a ênfase na soberania de Deus, o treinamento ministerial rigoroso. Tudo isso chegou ao Brasil carregando a marca intelectual de Hodge. A primeira congregação presbiteriana foi formalmente organizada em janeiro de 1862, no Rio de Janeiro. Em 1888, quando se formou o primeiro sínodo, a Igreja Presbiteriana do Brasil tornou-se independente da tutela missionária americana, edificada sobre as bases confessionais de Westminster, o símbolo de fé que Hodge havia defendido com toda a sua vida intelectual.

Princeton chegou primeiro, mas Finney veio também

Então Princeton chegou primeiro. Porém Finney não demorou muito para vir também. Só que não veio com o nome no passaporte: veio apenas com a metodologia. E aqui é fundamental fazer uma distinção que o evangelicalismo brasileiro raramente faz. O metodismo é wesleyano-arminiano na sua estrutura teológica. Isso significa que, doutrinariamente, ele está mais próximo de Armínio e de Wesley do que de Finney: a graça preveniente, a santificação como obra divina, a ênfase no Espírito como agente da transformação. Tudo isso é genuinamente wesleyano e genuinamente diferente do voluntarismo de Oberlin.

O problema é que a prática evangelística do metodismo americano do século XIX já havia absorvido o estilo de Finney: o convite ao altar, as reuniões de decisão, a medição de resultados por conversões contabilizadas. Todas essas práticas viajaram para o Brasil junto com a teologia, mas as duas coisas não são a mesma coisa. O DNA wesleyano diz: Deus santifica pela graça. A metodologia herdada de Finney diz: o pregador produz a conversão pelos meios corretos. Essas duas lógicas coexistem em tensão dentro do metodismo brasileiro até hoje, e as denominações que as carregam raramente percebem a diferença: a cultura do convite ao altar, o culto de decisão, o pressuposto operacional de que o avivamento é algo que se produz com os meios corretos. As missões metodistas e batistas trouxeram no seu DNA práticas que Finney havia sistematizado.

O convite ao altar, presente hoje em praticamente toda a igreja evangélica brasileira, independentemente da denominação, é herança direta das novas medidas de Finney. A cultura de grandes campanhas evangelísticas, a ênfase na decisão individual, o estilo emocional de pregação, a medição do sucesso ministerial pela quantidade de conversões em um culto: tudo isso tem em Finney o seu grande arquiteto. O que aconteceu no Brasil foi uma tensão que não se resolveu. As estruturas institucionais das denominações mais antigas foram edificadas sobre bases princetonianas, mas a prática devocional cotidiana das congregações foi sendo progressivamente moldada pelo espírito finneyista. As igrejas presbiterianas, batistas e metodistas brasileiras do final do século XIX viveram essa tensão sem sempre conseguir nomeá-la.

Essa tensão teve um rosto brasileiro: Eduardo Carlos Pereira, pastor presbiteriano, teólogo rigoroso, defensor intransigente da ortodoxia confessional. Ele foi a figura central da ruptura de 1903, que gerou a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Suas motivações eram múltiplas, eclesiásticas, nacionalistas e missionológicas, mas em tudo o que escreveu pulsava a mesma convicção herdada de Princeton: a igreja devia ser governada por princípios doutrinais sólidos e não por impulsos de momento. O próprio Eduardo Carlos Pereira, nos anos seguintes, opôs-se veementemente à chegada do pentecostalismo no Brasil, vendo nele exatamente o que Hodge via no finneyismo: emoção no trono que pertence à doutrina. Sem nunca citar Finney pelo nome, ele tratava do mesmo combate. O duelo de Princeton e Oberlin havia encontrado o seu palco brasileiro.

Em 1910, o italiano Luigi Francescon chegou a São Paulo e fundou o que se tornaria a Congregação Cristã no Brasil. Também em 1910, os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren desembarcaram em Belém do Pará e, em 1911, plantaram as raízes das Assembleias de Deus. E eu falo isso agora não como acusação, mas como genealogia: os pentecostais pioneiros jamais leram Finney e teriam protestado com vigor se alguém sugerisse que a sua teologia vinha dele. Mas as estruturas de pensamento sobre a experiência, o Espírito e os meios corretos eram as mesmas, ou pelo menos muito semelhantes em sua essência. Essas duas correntes pioneiras do pentecostalismo brasileiro foram a radicalização máxima do impulso finneyista: ênfase na experiência imediata, o dom do Espírito como evidência do batismo no Espírito, o culto participativo e emocional. Só que agora os meios incluíam o dom de línguas, a cura divina, a manifestação plena dos dons espirituais. Perceba que a lógica era a mesma: o Espírito age quando os meios são usados corretamente.

O debate continua

Dois homens, duas visões de Deus, do ser humano e de como a salvação acontece. Hodge dizia: Deus é soberano, a graça é irresistível, a teologia é uma ciência que exige rigor e humildade intelectual. Finney dizia: Deus deu ao homem vontade livre, o Espírito age quando os meios são usados corretamente e o pregador é um instrumento que pode e deve pressionar a decisão. Nenhuma dessas duas posições desapareceu. Elas seguem vivas e em tensão permanente dentro de cada denominação evangélica e pentecostal do Brasil. Toda semana, em cada culto, cada vez que um pastor convida ao altar ao final da pregação, há ali um eco de Finney. Cada vez que uma reunião de diáconos debate se um avivamento deve ser planejado ou aguardado, o fantasma de Hodge está ali na sala.

O embate entre Princeton e Oberlin não ficou em solo americano. Cruzou o Atlântico, desembarcou no Rio de Janeiro com Simonton, subiu o vale do Paraíba, chegou a Recife e ao interior do Nordeste, entrou pelas portas dos fundos das missões batistas e metodistas e explodiu nos salões pentecostais de Belém do Pará e também de São Paulo. E toda vez que você se senta no banco de uma igreja evangélica brasileira e um pastor ergue a mão e diz “quem quer se entregar a Cristo, levante-se agora”, você está participando, sem saber, de um debate que começou nos anos 1830, entre dois homens que nunca se encontraram pessoalmente.

A pergunta que esse debate jamais respondeu definitivamente ainda está viva. Ela aparece quando a sua igreja decide se vai planejar uma semana evangelística ou apenas orar e esperar. Ela aparece quando você se pergunta se a sua própria conversão foi algo que Deus fez em você ou algo que você decidiu na hora certa, com a ajuda certa, no momento certo. Hodge e Finney estão esperando a sua resposta. E, honestamente, a resposta que você der vai dizer muito sobre qual teologia está operando na sua vida sem você perceber.

Publicado em 26 de maio de 2026 · Atualizado em 25 de outubro de 2026

Comentários

Carregando os comentários…

Deixe seu comentário ou pergunta

Todo comentário passa por mim antes de aparecer. Links não são aceitos. Seu e-mail fica só comigo, para eu responder se precisar (política de privacidade).

Fontes para aprofundar

  • Palestras sobre avivamentos da religiãoCharles G. Finney · 1835

    O principal pregador do Segundo Grande Despertamento ensina que o avivamento é o resultado do uso correto dos meios, com o banco dos ansiosos e as reuniões prolongadas.…

  • As Institutas da religião cristãJoão Calvino · 1ª ed. 1536; ed. definitiva 1559

    Nasceu como um catecismo para defender os protestantes franceses perseguidos e cresceu até a edição de 1559, em quatro livros. É a obra teológica mais influente da Reforma e a…

  • O primeiro culto protestante nas Américas (França Antártica)Huguenotes no Brasil (França Antártica) · 10 de março de 1557

    Villegaignon fundou a França Antártica na baía de Guanabara em 1555 e pediu pastores a Genebra. Em março de 1557 chegaram Pierre Richier, Guillaume Chartier e outros…

Ver todas as fontes da História da Igreja →

Para ler mais sobre história da igreja

As Institutas (edição clássica, box com 4 volumes)

João Calvino · Cultura Cristã

Eu discordo de Calvino na soteriologia e leio ele mesmo assim: ninguém entende a Reforma sem as Institutas.

Links de afiliado (Amazon e Shopee): você paga o mesmo e o site recebe uma pequena comissão.

Para continuar lendo

140pal/min