
Sinais dos tempos segundo Jesus: guerras, dores e o fim
Os sinais dos tempos segundo Jesus
Basta um míssil explodir no Oriente Médio, um vírus estranho aparecer no noticiário ou um novo avanço de inteligência artificial ganhar manchetes pra que as redes sociais sejam tomadas por um exército de “especialistas em apocalipse”.
A indústria do medo religioso é altamente lucrativa. Vídeos com títulos em letras garrafais prometem decifrar a data exata do fim do mundo, associam códigos de barras à marca da besta e criam um clima constante de pânico histérico que serve apenas pra paralisar os fiéis e vender livros sensacionalistas.
Essa tara por prever o calendário cósmico é antiga. Só que quando a gente abre os evangelhos pra ler o que Jesus realmente ensinou sobre o assunto no Monte das Oliveiras (Mateus 24), a mensagem vai na direção oposta de qualquer histeria.
O freio contra os caçadores de datas
A primeira coisa que Jesus faz ao responder aos discípulos sobre o fim dos tempos é cortar pela raiz a curiosidade mórbida por datas.
Em Mateus 24:36, ele foi de uma clareza desconcertante: “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai”.
Se o próprio Jesus, no mistério da sua encarnação terrena, afirmou que aquele calendário pertencia exclusivamente à soberania do Pai, como é que um sujeito na internet com uma câmera ligada acha que descobriu o dia do juízo somando números de profecias veterotestamentárias? Toda tentativa de marcar ano, mês ou semana pro retorno de Cristo é uma presunção ignorante que desobedece a uma ordem direta do Mestre.
O princípio das dores não é o fim
Quando Jesus lista guerras, rumores de guerras, terremotos e crises de fome pelo mundo em Mateus 24:6-8, ele dá uma instrução que os alarmistas profissionais sempre ignoram: “Vede, não vos assusteis, porque é mister que isso aconteça; mas ainda não é o fim. Porque se levantará nação contra nação… e tudo isso é o princípio das dores”.
Jesus usa a metáfora das dores de parto. Uma mulher grávida sabe que as primeiras contrações anunciam que a criança está a caminho, mas ela não sai correndo em desespero na primeira fisgada, porque o parto ainda tem um tempo de maturação.
Guerras, pestes e tragédias naturais sempre existiram na história humana desde a queda. Elas são o lembrete doloroso de que o mundo em que vivemos está quebrado pelo pecado e geme pela redenção definitiva de Deus. Elas não servem pra gente construir bunkers subterrâneos ou estocar comida com medo do diabo, mas pra lembrar a nossa alma de que esta terra presente não é o nosso lar permanente.
O sinal mais assustador não é um terremoto
Se você prestar atenção no sermão de Jesus, o sinal mais perigoso dos últimos tempos não vem de fora — não é um cometa caindo do céu ou um colapso econômico global. O maior perigo vem de dentro.
Em Mateus 24:10-12, Jesus alerta: “Muitos se escandalizarão, trairão uns aos outros e se odiarão mutuamente… e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará”.
Esse é o verdadeiro desastre escatológico: a erosão moral e a frieza espiritual no meio do povo de Deus. É a fofoca que destrói comunidades, a traição entre irmãos de fé, a indiferença diante da miséria dos vulneráveis e a busca por um evangelho superficial que massageia o ego e não exige renúncia. Quando o ódio e o egoísmo se normalizam dentro da própria igreja, o coração do evangelho é atingido em cheio.
O cronômetro que depende da missão
Existe um sinal específico que Jesus amarrou diretamente à consumação da história, e ele não tem nada de passivo.
Em Mateus 24:14, ele declara: “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, para testemunho a todas as nações, e então virá o fim”.
O retorno de Cristo não está condicionado a conspirações políticas internacionais; ele está ligado ao avanço da Grande Comissão. A igreja não foi chamada pra ficar sentada na janela da história fofocando sobre o anticristo; ela foi convocada pra arregaçar as mangas, traduzir a Bíblia pras línguas que ainda não a conhecem, sustentar missionários na linha de frente, cuidar dos órfãos e proclamar a graça de Deus a todas as etnias da terra.
Como ser encontrado quando ele voltar
A conclusão prática de Jesus sobre os sinais dos tempos resume-se a uma palavra: vigilância.
Só que vigiar nas Escrituras não é ficar em pânico assistindo a teorias da conspiração no celular. Vigiar é fidelidade diária. É ser um trabalhador honesto na segunda-feira, um pai ou mãe presente na criação dos filhos, um cristão que foge do pecado, ama o próximo e vive com o coração limpo.
O servo fiel é aquele que, se o seu Senhor bater na porta esta noite ou daqui a cem anos, será encontrado exatamente no seu posto de trabalho, servindo à comunidade e descansando na graça de Cristo.
- Teologia
- Escatologia
- Ensinos de Jesus
- Sinais dos Tempos