AssineApoie
MembrosOs fascículos de cada episódio do canal Crer Para Compreender

TeologiaEfésios

Doutrina dos dois reinos de Lutero: Igreja e Estado

As duas mãos de Deus: O que Lutero quis dizer com a doutrina dos dois reinos

Diego Gonçalves4 min de leitura821 palavras

Leitura automática pelo seu navegador; pode haver erros de pronúncia.

Áudio em preparo — assine para ser avisado

Toda vez que a política e a religião se encontram, o debate costuma virar um campo minado. De um lado, há quem queira transformar a igreja num comitê partidário ou aprovar leis para forçar todo mundo a viver como monge; do outro, há quem defenda que o cristão deve se trancar no templo e fingir que as leis, os impostos e a sociedade não existem. No século XVI, Martinho Lutero formulou uma das respostas teológicas mais equilibradas para esse dilema: a chamada doutrina dos dois reinos, ou dos dois governos de Deus.

Para Lutero, Deus não governa a humanidade com uma ferramenta só. Ele age no mundo com duas mãos distintas, e cada uma tem uma função própria e indispensável.

Retrato de Martinho Lutero, pintado em 1528 por Lucas Cranach, o Velho
Lucas Cranach, o Velho, Retrato de Martinho Lutero, 1528. Domínio público, via Wikimedia Commons.

Com a mão direita, Deus governa o reino espiritual. Esse governo cuida da alma, da consciência e da salvação eterna. Sua ferramenta não é a lei civil nem a espada do soldado, mas a pregação da Palavra, a graça do Evangelho e a ministração dos sacramentos (o batismo e a Ceia). O Espírito Santo convence o coração do pecador, gera a fé e produz o arrependimento. Nesse reino da graça, a coerção física não adianta nada: ninguém pode ser arrastado para a cruz de Cristo à força ou convertido por decreto. A salvação é pela graça, mediante a fé, e a fé é dom de Deus (Efésios 2:8).

Com a mão esquerda, Deus governa o reino temporal. Esse governo cuida da ordem terrena, da paz social, da justiça pública e da segurança dos cidadãos. Como o mundo está quebrado pelo pecado e habitado por homens egoístas e violentos, Deus instituiu as autoridades civis (juízes, governantes, policiais e soldados) e lhes deu a espada, como ensina o apóstolo Paulo em Romanos 13:4, quando diz que a autoridade “não traz a espada em vão” (Bíblia Livre). O objetivo desse reino não é salvar a alma de ninguém, mas conter a maldade humana, punir os criminosos e impedir que a sociedade mergulhe na barbárie da anarquia. Sua ferramenta não é o Evangelho, mas a lei civil, a razão e o uso legítimo da força para proteger os inocentes.

O grande desastre, segundo Lutero, acontece quando se confundem e se misturam esses dois governos.

Se tentarmos governar o Estado usando o Sermão do Monte, mandando o juiz soltar os assassinos, o policial dar a outra face aos bandidos armados e o exército não reagir a uma invasão, o resultado será a ruína da sociedade. Os perversos devorarão os pacíficos num instante. O amor cristão no reino temporal exige que a autoridade use a espada da lei para defender os vulneráveis.

Por outro lado, se tentarmos governar a igreja com a mão esquerda, usando a polícia, as multas e a coerção do Estado para impor dogmas de fé ou punir quem pensa diferente, não geramos crentes sinceros, mas hipócritas por medo e uma tirania religiosa que Deus reprova. A consciência só se rende à Palavra, e quem a Palavra não persuade, a espada não converte.

Dessa distinção nasce a ideia da dupla cidadania do cristão. Pela fé em Cristo, o crente é cidadão do céu (Filipenses 3:20); pela vida cotidiana, é cidadão do seu país. Lutero insistia que um cristão pode e deve ocupar funções públicas: pode ser juiz, policial, governante ou militar. Quando um cristão veste a farda ou senta no tribunal para aplicar a justiça com honestidade, não está pecando contra a fé. Está servindo a Deus com a mão esquerda, exercendo uma vocação nobre para frear o mal e amar o próximo na prática.

Essa visão, no entanto, pede um alerta. Ao longo da história, alguns setores da igreja luterana distorceram a doutrina dos dois reinos para justificar a passividade diante de governos tiranos, como aconteceu em partes da Alemanha durante o nazismo. Teólogos como Dietrich Bonhoeffer lembraram, com a própria vida, que o Estado da mão esquerda é ordenado por Deus para promover a justiça. Quando o próprio governo se torna o carrasco que atropela a lei divina e esmaga os inocentes, a igreja tem o dever profético de erguer a voz e de lembrar que importa obedecer a Deus antes que aos homens (Atos 5:29).

Compreender a doutrina dos dois reinos nos liberta tanto do fanatismo teocrático quanto da omissão. Ela nos ensina a respeitar as leis da cidade dos homens com responsabilidade e pés no chão, sabendo que a ordem civil é uma bênção provisória de Deus, mas sem nunca esquecer que a nossa esperança definitiva e a nossa adoração suprema pertencem apenas a Jesus Cristo.

140pal/min