
1 João 4Deus é amor e a leitura cínica da história
Deus é amor: uma resposta ao cinismo sobre a história e a fé
Amados, não creiais em todo espírito, mas provai os espíritos, se procedem de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
(1Jo 4:1-2, 7-8, ARA)
Há quem diga que a história é sempre escrita pelos vencedores. E isso, em certo sentido, é verdade. Mas o que fazer quando os vencedores deturpam a história?
Um bom exemplo do cotidiano pode ser encontrado no futebol. Pense numa final de campeonato: quem ganha costuma contar como superou todos os obstáculos, como foi merecedor, e assim por diante. Mas, se a vitória veio por causa de um erro do juiz, quem perdeu costuma dizer que a história real não foi contada direito. Com o tempo, muita gente só lembra da comemoração do campeão e esquece a reclamação de quem se sentiu prejudicado.
É assim que muita gente hoje em dia lê tanto a história quanto a própria Bíblia, sempre achando que tudo pode ter sido manipulado.
Quando a Bíblia vira propaganda
Um exemplo disso é o livro King David: A Biography, de Steven L. McKenzie. Nele, o autor diz que Davi não foi aquele pastor simples que Deus escolheu para ser rei, como a Bíblia mostra, mas um homem violento, que matou e fez de tudo para chegar ao trono. McKenzie não está só dando uma opinião diferente. Ele está acusando Davi de ser como um rei cruel dos tempos antigos. Para ele, chamar Davi de “pastor” era só uma forma de dizer que ele era rei.
A história de Davi poupando Saul (1Sm 24; 1Sm 26), por exemplo, seria na verdade uma invenção feita por pessoas do próprio palácio para justificar o poder de Davi. McKenzie pergunta: quem ganhou com essa história? O próprio Davi. Quem escreveu? As pessoas que trabalhavam para ele. E onde a história insiste muito em um ponto, talvez seja aí que a verdade foi mudada.
O método é simples: duvide de tudo. Não acredite em nada que pareça bom ou religioso. Ignore qualquer sinal de bondade ou de ação de Deus. O que sobra? Só o desejo de poder e de mandar nos outros. É assim que muitos hoje leem a história: tudo vira uma briga de interesses. Por isso, para McKenzie, o Davi da Bíblia, que tocava harpa para acalmar Saul (1Sm 16:23), vira apenas um político esperto e cruel. Mesmo quando a Bíblia mostra que Davi errou e se arrependeu, essa maneira de ler diz que arrependimento e fé são só truques da história, e não coisas de verdade.
De onde vem esse olhar
Essa forma de ler a história não começou com McKenzie. Ele é apenas um elo na corrente. É uma postura que ganhou força a partir do século XIX, especialmente com autores como Karl Marx. No Manifesto Comunista, Marx afirma: “A história de todas as sociedades até hoje é a história da luta de classes.” Para ele, tudo na história se resume a opressores e oprimidos: patrícios e plebeus, senhores e servos, ricos e pobres.
Essa leitura, embora tenha sua lógica interna, é profundamente cínica. Ela parte do princípio de que todo gesto é calculado, toda religião é instrumento de dominação, toda moralidade é uma máscara e toda fé é uma farsa. Essa mentalidade contaminou até a maneira como muitos enxergam a história da Igreja.
Tome o surgimento da Igreja Anglicana. Quantas vezes ouvimos a explicação reducionista de que tudo começou porque Henrique VIII queria um divórcio? De fato, Henrique queria se separar de Catarina de Aragão. De fato, o Papa negou o pedido. Mas quem conhece o contexto sabe que havia muito mais em jogo: interesses políticos, alianças internacionais, debates teológicos, tradições litúrgicas e, sim, uma população que já estava sendo evangelizada por protestantes, mesmo correndo risco de vida. Reduzir tudo a “um rei com desejo sexual insatisfeito” é não só injusto, é intelectualmente preguiçoso. É fechar os olhos para o que Deus pode ter feito mesmo em meio à confusão humana.
Esse reducionismo cínico se estende a muitas áreas. Há quem diga que toda igreja é uma fraude porque pede dinheiro. Há quem afirme que toda autoridade espiritual busca apenas domínio. Há quem veja em cada movimento cristão uma estratégia de manipulação. O problema dessa leitura é que ela se torna incapaz de enxergar o bem. Não tem espaço para fé genuína, para sacrifício real, para amor verdadeiro. Não reconhece a santidade, porque já decidiu, de antemão, que ela não existe. Só há ganância, luxúria, dominação. E se a história parece mostrar o contrário, então, dizem eles, é porque os mentirosos contaram melhor a história.
A resposta cristã: Deus é amor
O cristianismo afirma algo radicalmente diferente. Ele declara que há sim ganância no mundo, há sim dominação, há sim mentira. Mas há também verdade. Há justiça. Há redenção. Há fé. Há amor. E esse amor não é uma invenção sentimental. Ele tem nome, tem forma, tem carne. Deus é amor. E esse amor se revelou em Cristo.
É isso que João afirma com força em 1Jo 4. Mas, antes de nos dizer que “Deus é amor”, ele nos adverte: “Não creiam em qualquer espírito; examinem os espíritos para ver se procedem de Deus.” João não está nos convidando a um fideísmo cego. Ele está dizendo que nem todo discurso espiritual é verdadeiro. Há falsos profetas, ideias erradas, mentiras piedosas. Por isso, ele nos dá um critério objetivo: “Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus.”
Quem nega a humanidade real de Cristo, quem o reduz a uma aparência espiritualizada, está enganando. Essa era a heresia dos docetistas. Eles ensinavam que Jesus parecia humano, mas não era de fato. Era uma ilusão, uma encenação. João não tolera essa distorção. E a razão é simples: se Jesus não veio em carne, então ele não sofreu de verdade, não morreu de verdade, não nos amou de verdade. Se Jesus foi apenas um espírito, então Deus não se humilhou por nós, não nos alcançou em nossa carne. E se isso é falso, tudo desaba.
É por isso que João insiste: o verdadeiro teste da fé está na confissão de quem é Jesus. E não apenas isso, está também no fruto que essa fé produz. Se alguém diz conhecer a Deus, mas não ama o próximo, está mentindo. Não importa quanta teologia essa pessoa conheça nem quantas liturgias pratique. Se não ama, não conhece a Deus. Porque Deus é amor.
Essa declaração é poderosa, mas precisa ser compreendida corretamente. João não está dizendo que “o amor é Deus”, como se todo sentimento bom fosse automaticamente divino. Ele não está canonizando as nossas emoções. Está afirmando que o amor verdadeiro, o amor que é fonte, origem e fim, está em Deus. Não nasce de nós, não é resultado de esforço ou educação. É dom. É graça. É o reflexo da vida de Deus em nós.
Por isso, amar não é algo natural ao ser humano caído. Podemos imitar, podemos desejar, mas só podemos amar de verdade quando estamos em Deus, quando a vida de Cristo nos alcança e o Espírito Santo nos transforma. E é esse amor, e não o poder, não a astúcia, não a dominação, que está no centro da história da redenção.
O mundo moderno, tão preso ao cinismo, desconfia disso. Diz que ninguém ama sem interesses, que toda caridade é estratégia, que toda religião é manipulação. Mas João nos lembra que, no centro de tudo, está um Deus que nos amou primeiro (1Jo 4:19). Ele não esperou que fôssemos bons. Não exigiu mérito. Nos amou quando ainda éramos inimigos (Rm 5:10). E esse amor é a base de tudo, a única força capaz de transformar a história. Não é a luta de classes, não é a conquista de territórios, não é a manipulação dos poderosos, mas o amor de Deus, derramado por meio do Filho e operando em nós pelo Espírito.
O cinismo não é neutro
Essa distinção entre o olhar cínico e o olhar cristão é mais do que uma questão de interpretação acadêmica. É uma batalha de visões de mundo. O cinismo não é neutro, ele é formador. Molda não só a maneira como vemos o passado, mas como vivemos o presente e como esperamos o futuro. Nos torna frios, desconfiados, incapazes de nos entregar a algo que pareça bom demais para ser verdade. Quando o cinismo entra no coração, destrói a possibilidade da fé, porque a fé exige confiança, abertura e esperança.
É por isso que a cultura atual, saturada de narrativas de traição, ganância e escândalo, tem tanta dificuldade com o cristianismo verdadeiro. Não com a religião institucionalizada ou com o moralismo superficial. Isso o mundo tolera, e até gosta de expor. Mas o evangelho genuíno, aquele que afirma que Deus se fez homem, morreu pelos nossos pecados e nos chama para uma vida de amor sacrificial, esse o mundo não entende. É considerado ingênuo, infantil, até perigoso, porque quebra a lógica do poder, interrompe o ciclo da autopreservação e exige entrega.
A doutrina cristã, desde os primeiros séculos, reconheceu esse desafio. Por isso os concílios e os Pais da Igreja gastaram tanto tempo e energia afirmando as duas naturezas de Cristo, plenamente Deus e plenamente homem. Negar qualquer uma delas não era apenas um erro doutrinário, era uma ameaça à salvação. Se Jesus não é Deus, sua morte não tem poder eterno. Se não é homem, sua morte não é por nós. João está alinhado com essa tradição apostólica quando escreve que “qualquer espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne, não procede de Deus”.
Essa defesa da encarnação não é apenas um argumento teológico. É a base do mandamento ético que vem depois: “Amemos uns aos outros.” João não está dizendo “sejam bonzinhos”, mas algo mais profundo: se Deus nos amou a ponto de se fazer carne e morrer por nós, então o amor deve se tornar a nossa forma de vida. Amor que não começa em Deus não é amor completo. E amor que não se expressa em ações concretas ao próximo não é amor cristão.
O texto segue com uma das declarações mais revolucionárias da Bíblia: “Deus é amor.” Isso não é poesia. É doutrina, é realidade. João não escreve num vácuo emocional. Ele lida com conflitos reais, heresias reais, divisões reais, e diante disso aponta para a essência de Deus como resposta: amor. Não sentimentalismo, não permissividade. Amor que assume forma, que toma iniciativa, que se sacrifica.
Mas é aqui que muitos tropeçam. Há uma inversão sutil, mas destrutiva, que acontece quando lemos esse versículo ao contrário. Quando dizemos que “o amor é Deus”, colocamos a nossa experiência subjetiva no trono e fazemos de Deus um reflexo das nossas emoções. Assim, qualquer coisa que pareça amorosa aos nossos olhos torna-se automaticamente divina. Qualquer ensinamento bíblico que nos confronte ou nos corrija é descartado como “não amoroso”. E qualquer exigência de santidade ou de obediência é vista como opressiva.
Mas João não diz isso. Ele não diz que “o amor é Deus”. Diz que “Deus é amor”. Ou seja, é a natureza de Deus que define o que é amor, e não o contrário. O nosso amor é imperfeito, misturado com egoísmo, medo e insegurança. O amor de Deus é puro, reto, justo. Ele corrige, disciplina, salva. Não é manipulável, não muda conforme a cultura, não se dobra à conveniência humana. O amor de Deus é revelado na cruz: entrega absoluta, sofrimento real, vitória final.
João ensina que o amor é a evidência visível de que fomos alcançados por esse Deus. “Se amamos uns aos outros, Deus permanece em nós” (1Jo 4:12). O amor não é a causa da salvação, mas o fruto dela. Não é o caminho para chegar a Deus, mas o sinal de que já estamos nele. Essa é a lógica do evangelho. Tudo começa com Deus. Ele nos amou primeiro, tomou a iniciativa, nos alcançou. E agora amamos porque fomos amados.
O problema da leitura cínica da história, seja sobre Davi, Henrique VIII ou a própria Igreja, é que ela não sabe lidar com essa lógica. Para o cínico, ninguém ama de verdade, ninguém faz o bem por convicção, todo mundo tem segundas intenções. Por isso, qualquer gesto de fé, qualquer ato de caridade, qualquer movimento de reforma é visto como disfarce. Mas essa visão de mundo se consome a si mesma. Ela se destrói sozinha, porque nega a possibilidade da graça. E sem graça só resta desespero.
João nos apresenta uma alternativa. Não uma ingenuidade infantil, mas uma fé robusta. Ele reconhece que há falsos profetas, engano e conflito, mas não permite que isso apague a verdade maior: Deus nos amou. E esse amor não é abstrato. Ele se manifesta em Cristo, habita em nós pelo Espírito e transforma a nossa relação com o outro.
Sem medo e sem ódio
Essa visão é profundamente contracultural. Numa sociedade marcada pelo individualismo, pelo medo e pela competição, João anuncia que “no amor não há medo” (1Jo 4:18). O medo, diz ele, está ligado ao castigo. Mas quem foi aperfeiçoado no amor não vive mais sob o jugo do medo, porque sabe que a justiça já foi feita na cruz. Sabe que, em Cristo, o fim já foi decidido.
A consequência prática disso é direta e inescapável: “Se alguém diz que ama a Deus, mas odeia o seu irmão, é mentiroso” (1Jo 4:20). João não faz um apelo emocional. Ele traça uma linha doutrinária. Não há compatibilidade entre fé cristã e ódio ao próximo. A fé que não se traduz em amor é falsa. A ortodoxia que não produz compaixão é heresia prática. E a Igreja que perde a capacidade de amar perde a sua identidade.
Isso nos obriga a revisar não apenas a maneira como lemos a Bíblia ou a história, mas como vivemos. O amor não é uma virtude opcional para os crentes. É a marca do novo nascimento, o sinal da habitação de Deus, a evidência de que a fé é real. João nos chama à coerência. E a coerência cristã começa quando reconhecemos que não somos o centro da história, Deus é. E que o poder que rege o universo não é o cinismo, mas o amor. Um amor santo, justo, eterno e encarnado.
Essa mudança de foco, do cinismo para a fé, do poder para o amor, é mais do que um ajuste de lentes. É uma conversão, um novo nascimento na forma de ver a realidade. Onde o mundo vê apenas ambição, o evangelho enxerga vocação. Onde o mundo lê manipulação, a Palavra revela missão. Onde o mundo percebe um jogo de interesses, o Espírito de Deus revela o agir da graça.
Pecadores redimidos, não heróis perfeitos
Isso não significa negar os conflitos e os pecados da história. A Escritura jamais o faz. Davi realmente cometeu adultério e planejou a morte de Urias (2Sm 11). Foi um homem marcado por contradições. Mas o que torna a história de Davi diferente das histórias fabricadas por ideologias é justamente a transparência bíblica. A Bíblia não cria heróis perfeitos, mas pecadores redimidos. O que McKenzie lê como propaganda, a fé cristã reconhece como um retrato fiel da tensão entre a fragilidade humana e a fidelidade divina.
Da mesma forma, a história da Igreja é repleta de sombras. Há abusos, desvios, escândalos. Mas também há mártires, reformas, conversões sinceras e comunidades transformadas. A presença do pecado não anula a possibilidade da graça. Pelo contrário: é justamente no meio da corrupção humana que o evangelho mostra o seu poder. A luz brilha nas trevas, e as trevas não prevalecem contra ela (Jo 1:5).
O problema da leitura cínica da história é que ela assume que os males são o todo, que o desvio é a essência, que toda instituição religiosa é, no fundo, uma fachada e que o bem é sempre fingido. Mas o cristianismo ensina o contrário. O mal é real, mas é parasitário. Depende do bem para existir e é a distorção de algo bom. O pecado é uma ferida, não a estrutura. A redenção é possível porque o mal não é o fundamento da realidade. Deus é.
Quando João diz que “aquele que ama nasceu de Deus” (1Jo 4:7), ele aponta para essa realidade redentora. Não se trata de um humanismo vago, mas de uma transformação operada pelo Espírito. Amar, para João, não é apenas agir com gentileza. É manifestar, no mundo visível, o caráter invisível de Deus; é tornar tangível, na carne, o que é eterno. Isso é o que a encarnação de Cristo inaugurou. E é isso que a Igreja é chamada a encarnar hoje.
O amor que parecia fraqueza
No mundo antigo, o amor era frequentemente visto como fraqueza. A virtude era medida pela honra, pela força, pelo domínio. A cruz era escândalo porque significava humilhação. Mas é exatamente ali, no ponto mais baixo da história, que o cristianismo afirma ter acontecido a maior vitória. Não porque o mal triunfou, mas porque Deus se entregou. Porque o Filho de Deus morreu pelos seus inimigos. E esse é o padrão de amor que nos foi dado.
Essa mensagem não é compreensível para o espírito do tempo. O pós-modernismo herdou do modernismo o hábito de desconfiar de tudo, mas foi além: não há mais verdade absoluta, não há mais narrativa confiável, não há mais sentido objetivo. Tudo é questão de perspectiva, tudo é interpretação. A história é apenas construção, a identidade é fluida, a fé é uma preferência. E, nesse mar de relativismo, amar de forma absoluta parece loucura.
Mas João é claro: “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1Jo 4:10). O amor começa em Deus. Não é produto nosso nem conquista nossa, mas dom. E, sendo dom, é fundamento. Não depende do reconhecimento do outro, não exige recompensa, se oferece mesmo quando não é compreendido, mesmo quando é rejeitado.
Essa é a força mais revolucionária que o mundo já conheceu. Não é o poder militar, não é a manipulação cultural, mas o amor sacrificial, a entrega voluntária. É o Cristo crucificado que ora por aqueles que o matam (Lc 23:34). É Estêvão sendo apedrejado e pedindo perdão pelos seus algozes (At 7:60). É Paulo falando do evangelho aos soldados enquanto está acorrentado. É a história dos que perdem tudo neste mundo, mas ganham uma pátria eterna.
É esse amor que falta nos diagnósticos modernos da história. Eles podem explicar revoluções, conquistas, decadências. Mas não explicam o perdão, não explicam a conversão, não explicam a vida nova. Porque, ao negar a transcendência, o ceticismo moderno se fecha à graça. E, sem graça, a história se torna um ciclo de desespero. A fé cristã rompe esse ciclo. Ela afirma que há um fim, e que esse fim é redenção.
O amor a Deus e o amor ao irmão
João termina a sua exortação com um imperativo que resume todo o capítulo: “Quem ama a Deus, ame também a seu irmão” (1Jo 4:21). Não é opcional, não é subjetivo, mas mandamento, e é mandamento porque é consequência inevitável do novo nascimento. Quem foi alcançado pelo amor de Deus não pode permanecer indiferente ao outro. Não pode odiar, não pode se isolar, não pode se fechar no orgulho ou na autopreservação.
O amor de Deus, quando nos alcança, nos transforma. Ele não nos deixa onde estávamos. Nos convoca, nos envia, nos compromete com o bem do outro, com a verdade, com a justiça. Não como imposição externa, mas como transbordamento interno, como fruto do Espírito, como resposta à cruz.
É por isso que precisamos, urgentemente, redescobrir essa leitura cristã da história. Uma leitura que reconhece o pecado, mas não se rende ao cinismo. Que enfrenta a dor, mas não perde a esperança. Que vê as falhas dos homens, mas confia na fidelidade de Deus. Uma leitura que começa na encarnação, passa pela cruz e culmina na ressurreição. Uma leitura moldada por amor.
Essa leitura não ignora o que Marx observou: sim, houve e há opressores e oprimidos. Mas ela recusa a ideia de que essa é toda a história. Porque onde há opressão, Deus levanta libertadores. Onde há trevas, ele acende luz. Onde há morte, ele ressuscita. A história, à luz da fé, não é um ciclo sem sentido. É um movimento em direção à consumação. E essa consumação tem um nome: Cristo.
A última palavra
A última palavra da história não será a do cinismo. Não será a do império. Não será a da crítica, mas a do Cordeiro que foi morto, mas está vivo (Ap 5:6). E ele reinará para sempre. Esse reinado não será marcado pelo medo, mas pelo amor. Não será um reino de dominação, mas de restauração. Não será construído por propaganda, mas pela verdade. E essa verdade é uma Pessoa.
Por isso, quando lermos a história, seja a de Davi, seja a da Igreja, seja a nossa, precisamos lembrar: há mais do que escândalo, há mais do que fracasso. Há graça. Há redenção. E há um chamado: amar como fomos amados.
- Sermão
- 1João
- Amor
- Apologética