AssineApoie

HistóriaDaniel

Quinto Império: o Reino de Deus pelas armas na Inglaterra

A loucura de querer instaurar o Reino de Deus pelas armas

Diego Gonçalves3 min de leitura659 palavras

Leitura automática pelo seu navegador; pode haver erros de pronúncia.

Áudio em preparo — assine para ser avisado

Neste texto

Como um grupo de cristãos zelosos na Inglaterra do século 17 se convenceu de que pegar em armas e derramar sangue nas ruas de Londres era a melhor maneira de apressar a volta de Jesus Cristo e inaugurar o seu reinado na terra?

Essa tragédia foi protagonizada pelo chamado Movimento do Quinto Império, um dos episódios mais instrutivos de fanatismo religioso da história da Igreja. Para entender sua origem, é preciso recuar até a Guerra Civil Inglesa, que culminou na decapitação pública do rei Carlos I em 1649 e na derrubada da monarquia. O país estava em choque, as estruturas tradicionais haviam desmoronado e uma atmosfera febril de expectativa apocalíptica tomou conta de muitas igrejas puritanas.

Gravura de 1661 com o retrato de Thomas Venner, de armadura e capacete, segurando uma alabarda e um livro
Autor desconhecido, Retrato de Thomas Venner, 1661. Gravura, Museu Britânico, Londres. Domínio público, via Wikimedia Commons.

A pedra que derruba a estátua

A base teológica do grupo estava ancorada numa leitura apressada e literalista de Daniel 2. Na visão da estátua revelada ao rei Nabucodonosor, quatro impérios mundiais se sucediam (Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma, na leitura histórica) até que uma pedra cortada sem auxílio de mãos humanas destruía a estátua e estabelecia um reino eterno (Daniel 2:31-45). Os partidários do Quinto Império concluíram que a monarquia inglesa caída era o último vestígio do quarto império e que o quinto reino, governado por Cristo e pelos seus “santos”, deveria ser proclamado imediatamente em solo inglês.

Só que a pedra foi cortada “sem auxílio de mãos humanas”: o reino chega por iniciativa de Deus, não por conquista nossa. Cristo já o inaugurou, ele cresce pela pregação e pelo Espírito, e será consumado quando o Rei voltar.

Da esperança em Cromwell ao Anticristo

A princípio, eles enxergaram em Oliver Cromwell o instrumento escolhido por Deus para conduzir essa transição. Quando Cromwell convocou o chamado “Parlamento dos Santos”, em 1653, formado por homens religiosos e dedicados, a euforia atingiu o ápice. Só que a assembleia se revelou politicamente inoperante e dividida por disputas mesquinhas. Em dezembro, ela própria entregou o poder a Cromwell, que assumiu como Lorde Protetor.

A decepção dos radicais foi devastadora. De um dia para o outro, Cromwell deixou de ser visto como servo piedoso e passou a ser rotulado como o próprio Anticristo, um tirano que estaria bloqueando a chegada do Messias. A frustração política alimentou o delírio da revolução armada.

O fim sangrento

O desfecho veio em janeiro de 1661, já sob a restauração do rei Carlos II. Thomas Venner, um tanoeiro de vinho, liderou cerca de cinquenta homens fortemente armados pelas ruas de Londres, aos gritos de “Rei Jesus e suas cabeças sobre os portões!”. Convencidos de que eram invulneráveis e de que legiões de anjos desceriam dos céus para apoiá-los, atacaram postos de guarda e mataram civis inocentes. Em poucos dias, o exército real cercou o grupo, matou a maioria dos rebeldes e enforcou os sobreviventes por traição.

A advertência para a Igreja

O fracasso do Quinto Império deixou uma advertência para a igreja de qualquer época. Jesus já tinha dito, diante de Pôncio Pilatos:

“Respondeu Jesus: Meu Reino não é deste mundo; se meu Reino fosse deste mundo, meus trabalhadores lutariam, para que eu não fosse entregue aos Judeus; mas agora meu Reino não é daqui.”

(João 18:36, Bíblia Livre)

Toda vez que crentes tentam sequestrar as profecias bíblicas para legitimar projetos de poder político, ou sonham em impor a justiça de Deus pela coerção e pela violência da espada, o resultado não é o avanço do evangelho, mas o descrédito da fé e a destruição de vidas humanas. Nós também somos tentados a apressar o que só o Rei pode trazer. Tomara que aprendamos a esperar.