AssineApoie
MembrosOs fascículos de cada episódio do canal Crer Para Compreender

HistóriaEsdras

Só especialista pode explicar a Bíblia? Esdras e os rabinos

Esdras, o escriba que buscou a Lei, a praticou e a ensinou, e a resposta de Jesus ao monopólio dos mestres

Diego Gonçalves11 min de leitura2.129 palavras

Leitura automática pelo seu navegador; pode haver erros de pronúncia.

Áudio em preparo — assine para ser avisado

Neste texto

Miniatura do vídeo: Só especialista pode explicar a Bíblia? Esdras e os rabinosAssistir no YouTube

No primeiro dia do quinto mês, depois de quatro meses de estrada desde a Babilônia, um sacerdote chegou a Jerusalém com uma carta do rei da Pérsia que o chamava de escriba. É dele que vêm os escribas dos Evangelhos, os intérpretes da Lei?

Um sacerdote com a carta de um rei

O sacerdote era Esdras, e o livro que leva o nome dele copia a carta no aramaico da chancelaria persa: “Artaxerxes, rei dos reis, a Esdras, o sacerdote, escriba da lei do Deus do céu”. O episódio sobre Jônatas e o Sacerdote Ímpio contou que, séculos depois, um rei grego faria um sumo sacerdote por carta, com púrpura e coroa de ouro. A carta de Artaxerxes não manda insígnia nenhuma: dá a um sacerdote autoridade para fazer valer a lei do seu Deus.

Esdras 7:6 apresenta o homem pelo mesmo título: “Ele era escriba hábil na Lei de Moisés, que o Senhor, Deus de Israel, tinha dado; e o rei lhe deu tudo o que pedia, segundo a mão do Senhor, seu Deus, sobre ele.” Em Elefantina, no Nilo, um papiro aramaico do século quinto antes de Cristo chama um sábio da corte assíria de “escriba sábio e hábil”. Escriba hábil, sofer mahir, era fórmula de corte, e o livro de Esdras a toma e muda o objeto: hábil num livro que Esdras não escreveu e que veio de Deus. E Esdras não era sumo sacerdote, como seria Jônatas: os livros de Esdras e de Neemias o chamam de o sacerdote e o escriba.

Buscar a Lei, fazer e ensinar

Esdras 7:10 diz por que ele foi: “Pois Esdras tinha firmado o seu coração para buscar a Lei do Senhor, e para praticá-la, e para ensinar em Israel estatuto e juízo.” Nos livros dos Reis, quem queria buscar o Senhor ia a um profeta. Esdras firmou o coração para buscar a Lei, e só aqui, na Bíblia hebraica, a Lei é o objeto direto desse verbo. Praticar, no hebraico, é o simples fazer: buscar, fazer, ensinar. A ordem é a mensagem, porque quem ensina o que não pratica ensina mal.

A carta dá verbas do tesouro real, “até cem talentos de prata”. E, nos versículos 25 e 26, o próprio rei manda Esdras nomear juízes e ensinar as leis do seu Deus a quem não as conhece. Quem não cumprir “a lei do teu Deus e a lei do rei” será castigado, até com a morte.

Desde 1930, há quem veja no título de Esdras um cargo persa, uma espécie de secretário do rei para a lei dos judeus. É hipótese forte, nunca provada, e há quem julgue a carta uma composição judaica posterior. Nem o ano é certo: o livro não diz qual Artaxerxes, e entre os dois candidatos há 60 anos. Certo é o retrato. O rei escreve que a lei do Deus de Esdras “está na tua mão”; o narrador, que a mão do Senhor estava sobre ele.

A leitura na praça da Porta das Águas

Foi com esse livro na mão que Esdras subiu, numa manhã de outono, a uma torre de madeira. No primeiro dia do sétimo mês, conta o livro de Neemias, “todo o povo se reuniu como um só homem na praça que está diante da Porta das Águas” e pediu a Esdras o livro da Lei. Quem pede é o povo. Esdras ficou de pé “sobre uma torre de madeira que tinham feito para isso” e leu “desde a luz até o meio do dia”, umas seis horas. Quando abriu o livro, “todo o povo se pôs de pé”. Esdras bendisse o Senhor, e o povo respondeu “Amém, amém”, “com as mãos levantadas”, e se prostrou “com o rosto em terra”.

Os levitas “faziam o povo entender a Lei”, e o hebraico diz: “E leram no livro, na Lei de Deus, meforash, e deram o sentido; e entenderam a leitura.” O episódio sobre a sinagoga de Nazaré mostrou que esse versículo é o padrão da leitura pública; aqui importa a palavra meforash. No livro de Esdras, um rei persa recebe uma carta de denúncia contra Jerusalém e responde: “O documento que nos enviastes foi lido mefarash diante de mim.” O mesmo capítulo avisa que a carta enviada a esse rei “estava escrita em aramaico, e traduzida”. Na corte persa, ler mefarash era ler em tradução, por partes ou com clareza.

Foi a tradução que a tradição judaica escolheu: no Talmude babilônico, Rav, mestre do século terceiro depois de Cristo, diz que “‘meforash’: é a tradução”. É leitura de séculos depois, e não o que se passou na praça. O certo é mais simples: ler não bastou; alguém explicou, e o povo entendeu.

Então “todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei”, e o texto não diz por quê. Veio a ordem de parar o luto: “Ide, comei gorduras e bebei doçuras, e mandai porções a quem não tem nada preparado”, porque “a alegria do Senhor é a vossa fortaleza”. O povo foi “fazer grande alegria, porque tinham entendido as palavras”: o choro veio de ouvir; a alegria, de entender. No dia seguinte, os chefes, os sacerdotes e os levitas foram “a Esdras, o escriba, para obter discernimento nas palavras da Lei”. O escriba lê para todos, e os líderes vão estudar com ele.

O escriba depois de Esdras

Muito antes de Esdras, o profeta Jeremias já acusava os que diziam ter a Lei consigo: “Eis que a pena mentirosa dos escribas a transformou em mentira.” Esdras não inventou o escriba; deu-lhe um modelo. E a palavra cobria do secretário do rei ao perito na Lei, mas nunca foi nome de partido.

De Moisés aos profetas, de mão em mão: a Mishná, a coleção das leis dos rabinos, de por volta do ano 200 depois de Cristo, abre o tratado dos Pais com a corrente da Torá, a Lei. “Moisés recebeu a Torá do Sinai e a transmitiu a Josué; Josué, aos anciãos; os anciãos, aos profetas; e os profetas a transmitiram aos homens da Grande Assembleia.” Essa Grande Assembleia nunca aparece na Bíblia e talvez seja a lembrança daquela assembleia de Neemias. A corrente não nomeia escribas nem Esdras, mas a tradição já fazia dele um gigante. Um mestre do século segundo diz, na Tosefta, uma coleção paralela à Mishná: “Esdras era digno de que a Torá fosse dada a Israel por meio dele, se Moisés não o tivesse precedido.” A tradição foi pondo nas mãos de Esdras a letra do hebraico de hoje, a tradução aramaica e até a reescrita dos livros queimados. Tudo isso é tardio: mostra como Esdras foi lembrado, e não o que ele fez.

Os escribas nos Evangelhos

Bem antes da Mishná, os Evangelhos mostram os escribas no conselho que julgou Jesus, ao lado dos sumos sacerdotes. E o episódio sobre o cetro de Judá lembrou que sumos sacerdotes e escribas do povo disseram a Herodes onde o Cristo nasceria. Mas Marcos fala também de “os escribas dos fariseus”, expressão que supõe escribas de outros lados. Escriba diz o que a pessoa fazia; fariseu, a que grupo pertencia. No Sinédrio, como vimos no episódio sobre fariseus e saduceus, foram escribas do partido dos fariseus que defenderam Paulo.

Há escribas que não cabem na caricatura. Um diz que amar vale “mais que todos os holocaustos” e ouve de Jesus: “Não estás longe do Reino de Deus.” Outro promete: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que fores”. E Jesus anuncia: “Eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas”.

No Templo, Jesus diz a frase da cadeira de Moisés, que naquele episódio ouvimos só de passagem. Mateus 23:2-3: “Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Portanto, tudo o que vos disserem, fazei e guardai; mas não façais segundo as obras deles, porque dizem e não fazem.” Jesus não tira a cadeira de Moisés: manda fazer o que se ensina dela. O reformador João Calvino, na mesma Harmonia dos Evangelhos que citamos no episódio sobre a sinagoga de Nazaré, não estava certo de onde vinha a expressão. Mas escreveu: “há probabilidade na conjectura dos que a referem ao púlpito que Esdras levantou”. E as cadeiras de pedra achadas em sinagogas antigas são dos séculos terceiro e quarto, ou de depois: nenhuma é a de que Jesus falou.

“Dizem e não fazem” é o avesso exato de Esdras 7:10: buscar a Lei, fazê-la e ensiná-la. A comparação é nossa, e não de Mateus. Mas mostra que a crítica de Jesus não atinge o escriba de Esdras. Atinge quem o abandona.

O escriba feito discípulo

Numa casa, depois das parábolas do Reino, Jesus pergunta aos discípulos. Em Mateus 13:51-52, ele pergunta se entenderam todas estas coisas, e eles dizem que sim. E ele lhes diz: “por isso, todo escriba feito discípulo para o Reino dos céus é semelhante a um homem, dono de casa, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.” Entender é o verbo que a Bíblia grega usa em Neemias 8 para o povo que entendeu a leitura. Em Neemias, quem entende se alegra; em Mateus, quem entende vira escriba. A alusão não se prova, mas o vocabulário é o mesmo. E o escriba do Reino não se forma numa escola: é feito discípulo, ensinado por Jesus.

Diante do conselho de Jerusalém, onde também havia escribas, dois pescadores da Galileia falaram com ousadia. Os chefes, diz Atos 4:13, “percebendo que eram homens iletrados e simples, admiravam-se; e reconheciam que eles tinham estado com Jesus”. Iletrados, em grego, é agrámmatoi, sem letras: a família de grammateús, escriba, com uma negação na frente.

Um só Mestre

Num monte, as multidões ouvem Jesus terminar o Sermão. Mateus 7:28-29: “E aconteceu que, quando Jesus terminou estas palavras, as multidões se admiravam do seu ensino, pois as ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas deles.” John Wesley, pregador do avivamento metodista, resumiu nas Notas explicativas sobre o Novo Testamento: os escribas “só expunham a lei de outro”. Jesus fala com autoridade própria e, no Evangelho de João, diz de onde ela vem: “o meu ensino não é meu, mas daquele que me enviou”.

No mesmo discurso da cadeira de Moisés, Jesus põe um limite a todo título de mestre. Mateus 23:8 e 10: “um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos”, e “um só é o vosso Guia, o Cristo”. As correntes de mestres param aqui: há muitos que ensinam, mas um só Mestre.

Ao abrir o livro de Atos, Lucas resume o seu Evangelho em dois verbos: “tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar”. A Bíblia grega usa os mesmos dois para Esdras, que “pôs no seu coração buscar a Lei, e fazer e ensinar”. É um eco, e não uma alusão provada. Mas, em Jesus, o fazer e o ensinar nunca se separaram.

Num monte da Galileia, o ressuscitado dá a ordem que, no episódio sobre o cetro de Judá, ouvimos como a obediência dos povos. Aqui pesam os verbos de Mateus 28:19-20. “Fazei discípulos de todas as nações” é o verbo do escriba feito discípulo, e “ensinando-os a guardar tudo o que vos ordenei” junta de novo o ensinar e o fazer. E o Mestre fica: “eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação do século”.

Deus nunca deixou a sua Palavra sem quem a guardasse e explicasse: levantou Esdras e os levitas. Mas em Cristo o tesouro fica aberto a quem crê, e não trancado numa casta: ouviam homens e mulheres na praça, e pescadores sem letras tinham estado com Jesus. O que Cristo tira é o monopólio, e não o estudo: nas Large Minutes, as suas atas, Wesley mandava os pregadores ler “pelo menos cinco horas em vinte e quatro”.

Volte a Jerusalém, ao sacerdote que chega com a carta de um rei que o chamava de escriba. Os escribas dos Evangelhos não vêm dele como de um fundador: o ofício era mais antigo, e nunca foi partido. Mas o modelo é dele: buscar a Lei, fazê-la e ensiná-la. E, em Cristo, o único Mestre, a alegria daquela praça é de todo discípulo que entende: “a alegria do Senhor é a vossa fortaleza”.

Publicado em 24 de outubro de 2026

Comentários

Carregando os comentários…

Deixe seu comentário ou pergunta

Todo comentário passa por mim antes de aparecer. Links não são aceitos. Seu e-mail fica só comigo, para eu responder se precisar (política de privacidade).

Fontes para aprofundar

  • Bíblia de WycliffeJoão Wycliffe e seguidores · c. 1382–1395

    A primeira Bíblia completa em inglês, traduzida da Vulgata pelos seguidores de Wycliffe, que defendia a autoridade da Escritura acima do papa e criticava a transubstanciação.…

  • Sobre os princípios (De principiis)Orígenes · c. 185–c. 253

    A primeira tentativa de uma teologia sistemática cristã (c. 220–230): Deus, o Logos, o Espírito, as criaturas racionais e os três sentidos das Escrituras. Algumas…

  • A doutrina cristãAgostinho de Hipona · 354–430

    Manual para ler e pregar as Escrituras: sinais e coisas, a regra da caridade e o uso da retórica a serviço do Evangelho.

Ver todas as fontes da História da Igreja →

Para ler mais sobre Esdras

Links de afiliado (Amazon e Shopee): você paga o mesmo e o site recebe uma pequena comissão.

Para continuar lendo

140pal/min