
EstudosEstudos em João9 de 10
A mulher adúltera em João 8:1-11: estudo indutivo
A mulher adúltera e a armadilha dos fariseus (João 8:1–11)
A cena descrita no início do capítulo 8 do Evangelho de João é uma das mais tensas e dramáticas do Novo Testamento. Logo cedo, Jesus estava ensinando no pátio do Templo em Jerusalém, cercado por uma multidão, quando um grupo de escribas e fariseus rompe a assembleia arrastando uma mulher. Eles a colocam bem no centro, debaixo dos olhares de todos, e disparam a pergunta que prepararam como uma armadilha calculada: a Lei de Moisés manda apedrejar gente assim; e o senhor, o que diz?
Quem lê o episódio de forma superficial costuma enxergar apenas um debate moral sobre o adultério. Na prática, o que estava acontecendo ali era uma emboscada jurídica montada para encurralar Jesus de qualquer jeito.
A covardia da cena e a armadilha legal
A primeira coisa que chama a atenção é a ausência escandalosa do homem envolvido. O texto bíblico diz expressamente que a mulher tinha sido apanhada em flagrante adultério. Só que a Lei mosaica, registrada em Levítico 20:10 e Deuteronômio 22:22, era claríssima: no caso de adultério comprovado, ambos deveriam ser levados a julgamento e punidos, tanto o homem quanto a mulher.
Onde estava o homem? Ninguém sabe ao certo. É provável que tenha fugido, sido acobertado ou simplesmente poupado pelos acusadores. A mulher foi jogada no chão como mera peça descartável, um peão num tabuleiro de poder. Aqueles líderes religiosos não tinham a menor preocupação com a santidade da Lei ou com a alma daquela mulher. O objetivo exclusivo era conseguir munição formal contra Jesus.
A armadilha era calculada em duas pontas:
- Se Jesus dissesse “apedrejem”, ele violaria abertamente a jurisdição do Império Romano, que proibia os tribunais judaicos de executar a pena de morte sem autorização imperial. Além disso, destruiria diante do povo a mensagem de graça e acolhimento aos pecadores que vinha pregando pela Galileia e pela Judeia.
- Se Jesus dissesse “deixem a mulher ir embora”, seria denunciado imediatamente diante do Sinédrio como um falso profeta e rebelde contra a Lei de Moisés.
Do ponto de vista da lógica humana, qualquer resposta parecia ser um beco sem saída.
O silêncio e o dedo no chão
Diante da algazarra dos acusadores, a reação de Jesus foi desconcertante. Ele não entrou no bate-boca, não fez discurso retórico nem se levantou com alarde. Simplesmente se inclinou e começou a escrever com o dedo na terra.
Esse gesto gerou inúmeras teorias ao longo dos séculos. Alguns estudiosos sugerem que ele estava listando os pecados ocultos dos homens que estavam ali com as pedras nas mãos. Outros lembram a profecia de Jeremias 17:13, onde está escrito que aqueles que se afastam do Senhor terão seus nomes inscritos no pó. Há ainda quem faça o paralelo com o Sinai, lembrando que a própria Lei de Deus tinha sido gravada em tábuas de pedra pelo dedo de Deus.
O efeito prático mais imediato, porém, foi quebrar o ritmo da fúria coletiva. Quando uma multidão histérica quer linchar alguém, o silêncio funciona como um freio brusco. Como eles insistiam aos gritos exigindo uma resposta, Jesus se ergueu e soltou a frase definitiva: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro a atirar pedra nela.”
Em seguida, voltou a se inclinar e continuou escrevendo no pó.
O som das pedras caindo
Com essa resposta, Jesus não revogou a Lei mosaica nem relativizou a gravidade do adultério. O que ele fez foi elevar o padrão de julgamento ao tribunal de Deus. De acordo com o sistema penal de Deuteronômio 17:7, as testemunhas oculares de um crime capital deveriam ser as primeiras a lançar as pedras na execução. Só que testemunhas falsas ou cúmplices morais não tinham autoridade espiritual para exercer o ofício de juízes.
Ao desafiar a pureza moral dos acusadores, Jesus jogou uma luz implacável sobre a consciência de cada um deles. O texto relata com precisão o que aconteceu em seguida: ouvindo isso, eles foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos até os últimos.
Os anciãos saíram primeiro justamente porque tinham mais tempo de estrada, mais pecados acumulados e sabiam que não sustentariam aquele papel diante da santidade de Cristo. A praça foi se esvaziando num silêncio embaraçoso, pontuado apenas pelo barulho das pedras caindo no chão.
Graça sem conivência
No final da história, sobraram no pátio apenas duas pessoas: a mulher que havia pecado e Jesus, o único homem sem pecado que tinha toda a legitimidade moral e autoridade divina para apedrejá-la se quisesse.
Jesus se levanta e pergunta: “Mulher, onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou?” Ela responde com simplicidade: “Ninguém, Senhor.” E então vem o desfecho consolador e exigente de Jesus: “Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.”
Essas palavras resumem com perfeição a essência do evangelho. Jesus não fingiu que o pecado não existia e não passou a mão na cabeça do erro. Ele não disse “não foi nada”, nem tratou o adultério como uma escolha irrelevante. Ele chamou o pecado de pecado. Só que, em vez de esmagar a culpada sob pedras, ofereceu perdão e abriu caminho pra uma vida inteiramente nova.
A graça bíblica opera exatamente assim: ela livra da condenação para libertar da prática do pecado. Quem experimentou o perdão de Cristo recebe não uma autorização para continuar errando, mas uma ordem soberana e capacitadora para abandonar a velha vida.
- Estudos
- João
- Estudo Indutivo
- Graça